terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Peixe na mesa

O prefeito Bira Vasconcelos anunciou ontem a construção de 100 açudes em Xapuri para a criação de peixes. A prefeitura, em parceria com o governo do Estado, construirá os açudes e oferecerá a assistência técnica aos produtores participantes do programa denominado Peixe na mesa.

O financiamento ficará por conta dos bancos oficiais – Banco da Amazônia com o FNO, e o Banco do Brasil -, que também oferecerá linhas de crédito para a compra e a manutenção de alevinos. Para esclarecer o programa, a prefeitura realiza reunião nesta terça-feira (1), a partir das 9 horas da manhã no auditório da Casa Branca.

Segundo o prefeito, o objetivo do programa é inserir o produtor de Xapuri no mercado do peixe, favorecido pela estrada do Pacífico. “Não queremos apenas ver caminhão passar, temos que participar desse novo momento da economia acreana e o peixe é um produto com grande saída para os países vizinhos com preço muito bom”, afirmou.

Médicos

Bira Vasconcelos esteve em Rio Branco nessa segunda-feira para tratar de um problema crônico que Xapuri enfrenta há muito tempo: a falta de médicos nos postos de saúde. O prefeito se reuniu com a secretária de Saúde Sueli Melo para discutir uma solução para a deficiência que o município possui na atualidade.

O prefeito explicou que os dois principais problemas para a falta de médicos são a escassez de profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina no Acre e o alto custo desses profissionais que chega, a ganhar R$ 12 mil por mês.  “Sozinho nenhum município consegue pagar salários como esses. Por isso a necessidade de parceria com o governo do Estado”, ressaltou.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, antes de mais nada xapuri nao prelcisa de peixe nao me prefeito, e sim de um bom saneamento, ruas principais de xapuri estao com com as redes de esgoto ao ar livre, issso sim e de suma importancia "poderiamos criar os peixes nos esgotos abertos na cidade"rsss.
Em relação aos medicos o problema é somente do administrador mesmo ele que va atras de medicos, passei 3 semanas atras de consultar minha filha recem nascida quando cheguei ao posto mensagem "esta unidade nao terá atendimento por tempo indeterminado" cade o compromisso do nossso prefeito para com os eleitores? o Dr. Donald? pq lfoi embora? isso que nao entendemos...

Daniel Simeao Fernandes da Silva