quarta-feira, 30 de março de 2011

Combate à dengue em Xapuri

DSC03746

Comentário enviado por Joaquim Vidal ao post “Dengue”:

Prezado Raimari,

Não é só transporte que falta no Setor de Endemias de Xapuri. O quadro de pessoal é insuficiente para desenvolver as atividades de campo. O nosso trabalho não é apenas o combate e controle da dengue.

O município tem outros agravos que são de responsabilidade do setor de endemias controlar. Vigilância epidemiológica em áreas com prevalência de malária e combate ao transmissor da leishmaniose, através de borrifação intradomiciliar, entrega e supervisão de mosqueteiros impregnados.

O RH do setor consta de 12 funcionários do quadro Ministério da Saúde, (a maioria doentes devido à exposição aos produtos químicos utilizados em seu labor), e 5 servidores do quadro do município. Não temos como atender a população de todas as localidades endêmicas com esse efetivo.

É difícil trabalhar tendo que aguardar a liberação deste ou daquele veículo da Secretaria Municipal de Saúde que não tenha outros afazeres, para podermos assim desempenhar nosso dever.

Quero ressaltar que todas as necessidades do órgão já foram comunicadas aos gestores do município, para que resolvam esta situação.

 Joaquim Vidal é técnico em entomologia e gerente de endemias em Xapuri.

Nenhum comentário: