sábado, 9 de abril de 2011

Rio Acre ameaça engolir rua em Xapuri

DSC07882

A única rua do bairro Braga Sobrinho, também conhecido em Xapuri como bairro da Bolívia, corre o risco de ser engolida pela erosão causada pelo ataque das águas do rio Acre, que neste sábado elevou o seu nível para 12 metros e 68 centímetros, em decorrência das fortes chuvas caídas na região nos últimos dois dias.

O acesso à parte final do bairro foi fechado, no ponto mostrado pela imagem, para o tráfego de veículos depois que o desbarrancamento atingiu o meio-fio naquele trecho de rua, que está ameaçado de desaparecer caso medidas de contenção do processo natural não sejam tomadas com urgência.

A proximidade com o rio faz com o terreno por onde passa a rua seja bastante instável, o que se pode perceber em vários pontos que se encontram em estado crítico. Essa situação se agravou no decorrer dos últimos anos com o tráfego frequente de caminhões-caçamba fazendo transporte de areia para a construção civil.

O bairro Bolívia concentra uma das comunidades mais antigas de Xapuri. Chega-se até lá através da ponte sobre o igarapé Santa Rosa, reconstruída no ano passado e inaugurada pelo governador Binho Marques no final de seu mandato. Na cabeça da ponte está a histórica Fonte do Bosque, onde os soldados-seringueiros de Plácido de Castro teriam bebido água antes de tomar a cidade dando início à Revolução Acreana.

Nenhum comentário: