sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saúde vocal

Deputado Manoel Moraes propõe que governo do Estado distribua kits com microfones e amplificadores de voz para professores da rede pública

Manoel_Morais

Da assessoria do deputado

O líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes, apresentou na Casa projeto de lei que autoriza a distribuição de kits com microfones e amplificadores de voz para professores da rede pública.

O projeto de lei apresentado pelo deputado socialista altera o artigo quarto da Lei 1.560, de 26 de fevereiro de 2004. Ainda de acordo com o projeto, terão prioridade ao kit os professores do quadro efetivo do Estado que tenham tido a saúde vocal prejudicada por causa do uso constante. “Temos que priorizar a saúde dos nossos servidores, afinal de contas são pessoas que se dedicam integralmente ao nosso Estado e precisamos preservá-los”, declarou o parlamentar.

Moraes diz que a aprovação do projeto ajudará que muitos professores não tenham que se afastar da função. “Se estes professores trabalham em condições precárias obviamente terão que se afastar em decorrência de doença, mas se dermos as mínimas condições isto evitará afastamentos das funções e quem ganha com isto é a classe e em última instância a comunidade em geral”, diz.

O deputado diz conhecer os inúmeros relatos de professores que começaram a desenvolver problemas simples nas cordas vocais e que posteriormente ficaram seriamente prejudicadas por falta de uma intervenção imediata. “Há pessoas que começam com um pigarro, depois uma rouquidão e, em muitos casos, houve a perda da voz. Isto implica em prejuízos pessoais, funcionais e sociais, requerendo depois um tratamento clínico adequado”, diz.

O projeto proposto pelo deputado socialista autoriza que o Estado do Acre distribua kits com dois microfones, sendo um de lapela e outro auricular, um amplificador e um carregador de pilhas. A distribuição será de responsabilidade dos Núcleos Estaduais de Educação.

Um comentário:

Vivianne Pereira disse...

Muito bem Deputado. Esse projeto é maravilhoso. Eu mesma já dei aulas durante uns 3 anos apenas e de vez enquando (dependendo da aula, do clima e de outros fatores), senti minha garganta doendo e minha voz um pouco rouca. Agora, na faculdade, temos a caixa de som e o microfone e afirmo com toda a certeza que estes equipamentos facilitam não só a vida dos professores, mas dos alunos (principalmente aqueles que sentam do meio da sala para o fim) que muitas vezes ficam sem compreender direito o que o professor está explicando.