quarta-feira, 11 de maio de 2011

Assalto e estupro na estrada da Borracha

Presa a dupla que roubou e violentou agricultor na zona rural de Xapuri 

Prisões X..

Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil de Xapuri, cumprindo ordem judicial, prendeu as pessoas de José Adriano Martins da Silva, vulgo "Zé Adriano", e Elissandro de Azevedo Barbosa, vulgo "Liu", ambos com 18 anos de idade, por terem praticado, juntamente com dois menores, o crime de roubo, em concurso material com o de estupro.

No final do mês de abril, um agricultor de 51 anos de idade, passava de bicicleta pela estrada da Borracha, indo para a colônia onde trabalha, quando foi abordado por quatro rapazes, que lhe tomaram o dinheiro que portava e, em seguida, lhe estupraram, introduzindo um frasco de desodorante em seu ânus.

Por ter ficado envergonhado das agressões sofridas, a vítima optou por não comentar com seus familiares o ocorrido, preferindo o silêncio. Ocorre que após três dias dos fatos ocorridos, começou a sentir dores insuportáveis, por não ter conseguido defecar desde o dia em que sofreu o assalto.

Quando já não estava mais aguentando de tanta dor, a vítima procurou o Pronto Socorro de Xapuri, sendo encaminhada imediatamente ao Pronto Socorro de Rio Branco, onde foi submetido a uma cirurgia, através da qual os médicos retiraram de seu reto um frasco de desodorante, que foi colocado em seu ânus pelos infratores.

Ao tomar conhecimento dos fatos através de informações repassadas inicialmente por funcionários do hospital, a Polícia Civil de Xapuri, através de seus Agentes de Polícia, iniciou um trabalho de investigação, que resultou na identificação dos quatro infratores, sendo que são dois menores e os dois maiores acima citados.

Ao final da investigação, o delegado solicitou a prisão preventiva dos dois acusados maiores, imediatamente concedida pelo Poder Judiciário, através de parecer favorável do Ministério Público, e prendeu na manhã de hoje os dois acusados maiores de idade.

Quanto aos menores, foi encaminhado ao Ministério Público local o devido Ato Infracional, onde caberá ao Poder Judiciário decidir pela internação ou não dos menores infratores.

Os quatro envolvidos foram ouvidos na Delegacia de Polícia, onde confessaram, com detalhes, o fato ocorrido. Eles também estão sendo investigados pela suposta prática do crime de extorsão, por estarem cobrando pedágio de moradores, quando estes passam dentro da região onde moram.

Os acusados residem no Polo da Borracha, também conhecido como Polo do Entroncamento, em Xapuri, onde causam bastante medo à população, que inclusive, de acordo com afirmação do delegado, fica com receio de prestar informações à Polícia.

Elissandro de Azevedo Barbosa e José Adriano Martins da Silva serão encaminhados à Unidade de Recuperação Social Dr. Francisco D'Oliveira Conde, e responderão pelos crimes de roubo, agravado pelo concurso de agentes, previsto no Art. 157, §2º II do Código Penal, e Estupro, previsto no Art. 213 do Código Penal, podendo pegar uma pena que varia de 4 a 10 anos de reclusão, e de 6 a 10 anos de reclusão, aos respectivos crimes.

“Confissão sob pressão”

Os pais dos dois menores envolvidos no crime negam a participação dos filhos e afirmam que podem provar que os mesmos estavam em local diverso daquele em que o agricultor foi violentado. Maria do Socorro da Silva oliveira, 38, mãe de um dos menores, que tem 15 anos de idade, afirma ainda que o filho confessou participação no crime sob pressão na delegacia. No entanto, não quis explicar que forma de pressão o filho sofreu.

Delegado

O delegado titular de Xapuri, Thiago Fernandes Duarte (foto), preferiu se pronunciar apenas sobre o caso, que para ele já está solucionado, evitando comentar as afirmações feitas pelos pais dos menores envolvidos. Segundo o delegado, o interrogatório dos acusados foi feito de acordo com os procedimentos legais e que não resta nenhuma dúvida sobre a autoria do delito, cabendo agora à Justiça as providências a serem tomadas.  

Nenhum comentário: