terça-feira, 10 de maio de 2011

Lei para combater o bullying

Um dos assuntos mais discutidos nos últimos meses no Brasil, especialmente depois do ataque covarde contra crianças indefesas na escola Tasso de Oliveira Brasil, em Realengo, Rio de Janeiro, o bullying pode ganhar aqui no Acre um programa estadual de combate às suas manifestações instituído por lei.

O projeto de lei que versa sobre o polêmico assunto foi apresentado durante a sessão parlamentar desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa pelo deputado Manoel Moraes (PSB). O deputado quer criar um programa estadual instituindo medidas que coíbam as agressões sofridas. Para o parlamentar, a sociedade é a maior responsável pelas ocorrências de bullying.

“Acredito que a principal causa do bullying é a própria sociedade que está com valores invertidos, onde a ganância e o mau-caratismo passaram a ser admirados. As pessoas que fazem brincadeiras de mau gosto e humilham as outras trazem problemas não só para as vítimas, mas para a sociedade como um todo”.

Bullying, do inglês bully, "tiranete" ou "valentão", conforme a Wikipédia é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.

Mais informações na página da Assembleia Legislativa do Acre.

Nenhum comentário: