segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bira Vasconcelos

“Estou fazendo meu papel em Xapuri”

DSC07992

O gabinete do prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, é um lugar bem modesto, considerando-se que é o local de trabalho da maior autoridade municipal, mas é também um espaço muito bem arrumado e aconchegante. Os poucos móveis que decoram o ambiente foram todos fabricados no polo moveleiro da cidade, “com madeira certificada, é claro”, ele faz questão lembrar. Até o quadro que decora a parede ao fundo da imagem que ilustra o post também, retratando a igreja de São Sebastião, foi produzido em Xapuri, pintado pelo artista plástico Clementino Almeida, que também é filho da terra.

E foi lá, em seu modesto gabinete, que o prefeito recebeu, na última sexta-feira (3), um grupo de blogueiros, esses sujeitos inconvenientes, que ele havia convidado uma semana antes para falar do atual momento de sua administração, que entra, segundo ele, a partir deste mês de junho, em uma etapa de “ações visíveis” que elevarão, acredita, sua aprovação popular no município, se referindo principalmente ao início das obras de pavimentação em tijolos de 8 quilômetros de ruas em quatro bairros da cidade e a recuperação de 300 quilômetros de estradas vicinais.

Participaram da entrevista - que na realidade foi mais uma conversa franca e aberta que mesmo uma entrevista propriamente dita –, além deste blogueiro, Clenes Alves e Caticilene Rodrigues, do blog Historia Multimídia de Xapuri, Eucimar Severino, representando o blog Xapuri Amax, Haroldo Sarkis, do blog Xapuri em Destaque, e Fernanda Gomes, da Assessoria de Comunicação da prefeitura. Pena terem deixado de comparecer ao encontro os blogueiros Joscíres Ângelo, do Xapuri News, Eden Mota, do Xapuri Urgente e Maxsuel Maia, do blog Maxsuel Xapuri, que certamente teriam tornado o encontro mais rico e produtivo.

Durante a conversa, o prefeito fez uma longa explanação das ações que sua gestão desenvolveu até agora, garantindo que tem a sensação de dever cumprido toda vez que abre o seu programa de governo e confere que as coisas estão transcorrendo dentro daquilo que foi estabelecido como meta para o seu governo, a despeito das críticas que tem recebido. “Estou consciente de que estou fazendo meu papel em Xapuri, e se chegar ao final de meu mandato com 80% de meu plano de governo concretizado, serei um homem muito feliz, pois o que importa para mim é ver Xapuri bem melhor”, afirmou.

Questionado sobre a avaliação negativa que muitos críticos fazem de sua gestão, ressaltou que o trabalho desenvolvido até o momento em Xapuri, mais focado na reorganização da máquina administrativa e no resgate da credibilidade da prefeitura junto a credores e ao próprio povo xapuriense, não é “visível a olho nu” como são as obras de infraestrutura. Daí, segundo ele, o sentimento de algumas pessoas de que sua administração não tenha decolado. “Fizemos um trabalho muito importante na cidade, mas o que as pessoas gostam mesmo é de ver a rua pavimentada. E isso, nós também vamos fazer, garantiu. 

Bira destacou com ênfase os avanços obtidos na educação, com o dado relevante de o  município ter deixado o último lugar no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – para ocupar atualmente a 12º posição. A chegada a Xapuri de instituições como o Ifac – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – e as negociações com a Ufac – Universidade Federal do Acre – que trarão mais 3 cursos superiores para o município, além da futura instalação do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), são outras conquistas comemoradas pelo prefeito cujo objetivo é tornar Xapuri “Polo de Conhecimento e de Excelência em Estudos de Desenvolvimento Sustentável”, finalidade para a qual baixou decreto em 23 de novembro do ano passado.

Na saúde, o prefeito de Xapuri se arriscou a dizer que o município possui hoje o melhor condição da história recente. Com 4 médicos nos postos de saúde, além de 3 odontólogos, medicamentos nas farmácias e alguns programas como o “TFD Municipal”, o Saúde Solidária e o ProAcre, este último em parceria com o governo estadual, que tem atendido várias centenas de pessoas nos mais distantes locais do município, Bira Vasconcelos garante que o trabalho na saúde em sua administração está se consolidando durante este ano, e que mesmo havendo ainda muitos pontos onde se pode melhorar, a realidade do momento é a melhor que Xapuri já viveu.

Bira Vasconcelos pretendia também esclarecer assuntos que, segundo sua opinião, tem sido frequentemente mal interpretados ou tratados de maneira maldosa por alguns blogueiros que repercutem o cotidiano político da cidade mesmo não vivendo aqui, como é o caso de Eden Mota, que questionou a homologação de uma licitação, por parte do município, na modalidade Registro de Preços (RP), no valor máximo de 1,25 milhão de reais, para a contratação de tendas para a realização de eventos.

Segundo o prefeito, o blogueiro induziu o leitor a acreditar que a prefeitura gastaria todo esse dinheiro, independentemente da realização de eventos ou não, quando na verdade o valor constante na homologação, apesar de exagerado, significa apenas uma previsão máxima de gastos que o município fará de forma correspondente àquilo que contratar em serviços da empresa vencedora. De acordo com o prefeito, a previsão real de gastos com esse tipo de despesa, considerando-se todos os eventos programados pela prefeitura para este ano, não superará a casa dos 50 mil reais.

Sobre o polêmico assunto do asfaltamento do bairro Sibéria, entregue a uma empresa que não mostrou competência para concluir os serviços, o prefeito informou que as obras estão suspensas, mas que ainda resta prazo e recurso para a sua conclusão e entrega à população daquela comunidade. Bira admitiu culpa no processo por não haver suspendido as obras antes que elas atingissem o atual estágio por pressão da própria população que estava ansiosa para ver os serviços concluídos. Apesar disso, afirmou que é impossível detectar, durante o processo licitatório, se uma empresa reúne ou não capacidade técnica e estrutural para tocar uma obra com eficiência.

Perguntado sobre a ajuda que Xapuri tem recebido do governo do Estado nos últimos anos, o prefeito lembrou que em seu último ano de mandato, o governador Binho Marques investiu 5,5 milhões de reais em Xapuri em recuperação de ramais, restauração do Lar dos Vicentinos, calçamento das ruas do Ibama e Doutor Batista de Moraes, além da reconstrução da ponte da Bolívia. Nesse início de mandato do governador Tião Viana, Bira Vasconcelos destaca o investimento de 6 milhões de reais que será feito em calçamento de ruas, cujas obras iniciam neste mês de junho, além de cerca de 2,5 milhões de reais relativos à patrulha mecanizada que o governo entregou ao município no começo do ano.

O prefeito encerrou a conversa com os blogueiros admitindo que se a eleição fosse hoje, ele teria dificuldades para se reeleger. No entanto, lembrou que a eleição ocorrerá daqui a mais de um ano e meio, sendo que, a partir de agora, vai trabalhar naquilo que as pessoas realmente veem, que são as obras de infraestrutura, e que após esse período, com as obras que virão estando concluídas, a opinião da população será muito diferente da atual. Bira disse ainda que apesar de ser um candidato nato à reeleição, não imporá sua candidatura ao partido, muito menos colocará qualquer projeto seu adiante dos interesses da Frente Popular. “Eu não vou inviabilizar um projeto da Frente Popular em função da minha vontade”, concluiu.

Minha impressão do encontro entre o prefeito e os blogueiros é a de que Bira Vasconcelos deseja manter uma convivência pacífica com quem emite opinião sobre a vida política do município de Xapuri. E acerta quando abre as portas de seu gabinete e se dispõe a discutir as ações de sua administração, falando abertamente sobre questões naturalmente desagradáveis para ele como, por exemplo, a avaliação ruim que a população supostamente tem de seu governo e problemas com obras al executadas como foi o caso do asfaltamento do bairro Sibéria.

Bira destacou a importância dos blogs para Xapuri, uma vez que a cidade se ressente da falta de veículos mais formais de comunicação que repercutam os acontecimentos da vida local. Mas essas ferramentas somente cumprirão com um papel importante na informação da população se, primeiro, muita gente que integra os órgãos governamentais aprenderem a lidar com a crítica, como forma de liberdade de expressão, e, segundo, se blogueiros, independentemente de serem jornalistas ou não, passarem a agir como tal, checando as informações, solicitando esclarecimentos e colocando o objetivo de bem informar acima de qualquer outro interesse, seja político ou pessoal.

Nenhum comentário: