terça-feira, 7 de junho de 2011

Conflitos no campo

“O governo precisa resolver o problema não pelos efeitos, mas pelas causas”

derciteles

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles de Carvalho Cunha, está de volta a Xapuri depois de ter participado em São Paulo de encontro entre organizações sociais para discutir o texto do novo Código Florestal, já enviado ao Senado.

Dona de opiniões firmes e convictas sobre o desenrolar do processo de reforma agrária no Brasil nos últimos anos, Dercy teve suas declarações repercutidas por vários jornais de grande circulação, ente eles O Globo e o Estadão.

Dercy responsabilizou o governo pelo recrudescimento da violência no campo e pelas mortes ocorridas recentemente no Pará e em Rondônia por não ter feito avançar a reforma agrária no País.

“O principal responsável é o governo, que não define a questão agrária, não resolve. A reforma agrária não avançou, e as mortes estão intimamente ligadas ao problema fundiário. São denúncias que os trabalhadores fazem de invasões de madeireiros, de grandes proprietários, que levam a isso”, disse ela após participar de seminário da central sindical Conlutas sobre a questão agrária, em São Paulo.

Dercy disse concordar com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, de que dar proteção individual a todos que já receberam ameaças de morte por problemas agrários é impossível. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, foram 1.855 entre 2000 e 2011. Mas disse também que o governo não pode ficar de braços cruzados.

“Não é a proteção que precisa ser feita. Tem de resolver o problema não pelos efeitos, mas pelas causas. E a causa é o embate pela posse da terra. A população elegeu o PT pois tinha certeza de que, se ele governasse o país, a situação seria diferente”.

Na avaliação de Dercy, os intensos conflitos só vão parar quando houver uma mudança estrutural no campo. “O governo, principalmente o federal, precisa fazer uma reflexão: não é com segurança que vai garantir a vida dos trabalhadores ameaçados, mas sim com a solução do problema, que é a efetivação da reforma agrária no país."

Dercy afirmou ainda aos jornalistas que a violência no campo no Acre não tem preocupado recentemente, mas reclamou das multas aplicadas a extrativistas por uso de áreas que não foram regularizadas ainda por demora do governo.

Nenhum comentário: