terça-feira, 28 de junho de 2011

É chegada a hora

Maxsuel Maia

O prefeito de Feijó, Dindin Ferreira, confirmou na última semana a realização da 12ª edição do Festival do Açaí. A festa acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto e contará com artistas de renome nacional. Alexandre Pires, Reginaldo Rossi e Parangolé estão confirmados para o festival, segundo o prefeito.

No ano passado, estive no festival do açaí e me impressionei com a organização e grandiosidade da festa. A estrutura montada por uma prefeitura que não recebeu nenhum tipo de apoio do governo do estado causou surpresa em muitos visitantes, sem mencionar que as atrações musicais também eram do agrado popular, como as bandas Calcinha Preta e KLB, o que ajudou muito para atrair as quase 70 mil pessoas que participaram do festival em 2010.

O anúncio do prefeito Dindin foi feito pouco mais de uma semana após a prefeita de Brasiléia, Leila Galvão, anunciar o seu Carnavale 2011, um evento que se tornou um dos mais tradicionais do estado ao longo dos últimos anos e que esse ano terá a participação do cantor baiano Netinho.

Ao me deparar com eventos como o Festival do Açaí e o Carnavale sendo anunciados, me apego sempre com uma velha pergunta: Por que será que tudo em Xapuri parece ser mais difícil? Não é de hoje que questiono neste espaço a qualidade dos eventos realizados em Xapuri, assim como suas atrações quase sempre incompatíveis com o gosto e a alegria do povo xapuriense. É difícil entender como as prefeituras de Feijó, Capixaba e Brasiléia, só pra citar alguns exemplos, conseguem fazer festas grandiosas para seus moradores e visitantes e o nosso município, que tem um povo festeiro por natureza, só consiga realizar eventos medíocres.

Essa não é uma crítica direcionada à administração Todos por Xapuri, mas uma constatação de cunho histórico, afinal há muito tempo não temos um evento ou artista em Xapuri que agrade a população e atraia gente de fora. Falta coragem? Visão? Dinheiro? Apoio? Boa vontade?

Em entrevista ao jornal Tribuna do Juruá, o prefeito Dindin deu algumas declarações que, cá pra nós, me causou uma boa inveja. Declarações como as seguintes:

“Vim (a Rio Branco) pedir patrocínio pro governo do estado, se não conseguir a festa vai acontecer da mesma forma”.

“O festival é muito importante para manter a tradição da festa que divulga o nome da cidade, gera renda com o aquecimento da economia e oportunidades de negócios. Sem contar que é uma grande atração de lazer e diversão para a população, não só de Feijó, mas de todo o Acre”.

“Nós promovemos essa festa porque acreditamos na população de Feijó e, acima de tudo, cuidamos bem dos recursos públicos. O Festival do Açaí se tornou tradição e precisa de mais apoio, independente das diferenças políticas”.

Acho que é chegada a hora de Xapuri entrar no hall das cidades acreanas que realizam grandes eventos, pois, como disse Dindin, festas assim divulgam o nome da cidade, aquecem a economia e trazem alegria para moradores e visitantes. O Carnapuri, carnaval fora de época realizado em setembro, é uma ótima oportunidade pra isso.

Maxsuel Maia escreve no blog Maxsuel Xapuri.

2 comentários:

xapuriense disse...

Caros,

Em virtude de minhas atividades profissionais estive, somente esse ano, por quatro vezes participando de reuniões na SEPLAN.

Em todas as reuniões encontrei a Prefeita Leila de Brasileia (na sala de espera do Secretário Marcio). Ela é "virada", e persistente.

Em nenhuma das vezes encontrei o Prefeito de Xapuri, nosso bom Bira.

Bem, acho que é uma pista que pode explicar alguma coisa. Ou não, como diria mano Caetano.

Carlos

Maxsuel Xapuri disse...

É como diz o velho ditado: "Quem não chora, não mama."