terça-feira, 14 de junho de 2011

Os 84 anos do “Prezado”

[Rádio+004.jpg]

Paulista de Corumbataí, o carismático Antônio Assad Zaine, ou simplesmente Prezado, chegou ao Acre no dia 09 de julho de 1954, para se tornar um dos personagens mais marcantes da história de Xapuri. Segundo ele mesmo conta, veio ao Acre para pescar, a convite de seu primo Jorge Kalume, então futuro governador do estado, cujo mandato se deu entre os anos de 1967 e 1971.

Ao chegar a Xapuri se apaixonou pelas belezas da região e logo adotou a cidade como a sua terra de coração, onde constituiu família, casando-se com a professora Déa Gomes, filha do fotógrafo Eurico Fonseca, com quem teve dois filhos, o ex-vereador e vice-prefeito César Gomes Zaine e a professora Terezinha Zaine Sarkis. É avô de Haroldo, Elias, Cesinha, Gabriel, Matheus e Aron, e bisavô de Nader, filho de Haroldo.

Administrou por muitos anos a empresa Abib Kalume, dona da tradicional casa Kalume, que terminou, com o fim das casas aviadoras, por concentrar o resultado de um hábito ao qual desde cedo se dedica: guardar os registros da história de Xapuri e do Acre, que o permitiram criar o “Museu da Casa Kalume” ou “Museu do Prezado”, onde, mesmo que informalmente, escreveu grande parte da história de nossa cidade.

Seu trabalho e dedicação a Xapuri e ao Acre já foram mostrados nacionalmente através do programa Repórter Record, apresentado na época de sua realização pelo jornalista Celso Freitas, em ano que não consigo recordar. Enfim, o legado desse paulista de coração acreano à nossa terra é imenso e só nos resta parabenizá-lo pelos 84 anos de vida, dos quais nada menos que 57 foram dedicados a Xapuri.

Parabéns, Prezado!

Leia também, de autoria deste blogueiro: Antiga casa aviadora se transforma em museu informal e conta a história de Xapuri.

2 comentários:

Gabriel Zaine disse...

Grande homem, exemplo de sabedoria e dedicação!

Parabés vô!

Jorgewan Hadad disse...

Seu Antônio Zaine é uma pessoa fantástcia e dedicada à História de Xapuri e do Acre. Me faz lembrar os bons tempos de Xapuri, com sua alegria inconfundível!! Parabéns e muitos anos de vida!!