sexta-feira, 15 de julho de 2011

Com a palavra, Carlos Estevão

O comentário abaixo foi feito no post Minha opinião por Carlos Estevão Ferreira Castelo que, mais do que um leitor, tem sido um grande colaborador do Xapuri Agora, esse espaço que pertence a todos os xapurienses e que está inteiramente aberto a quem queira expor aqui suas opiniões e pensamentos sobre o cotidiano da querida princesa.

Belo texto, Raimari.

Acho que você sintetizou bem o debate entre os comentadores, como também apresentou seu ponto de vista.

Penso que o que escrevi alcançou o objetivo, ou seja, apontar algumas questões sobre nossa Xapuri que provocasse reflexões. Acho, inclusive, que provocou até mais do que eu esperava.

Afirmo-te que recebi várias manifestações positivas aqui na capital, como também e-mails não muito "polidos". Então, aproveito para esclarecer através de seu espaço democrático alguns pontos:

a) Eu sou, apenas, um xapuriense que ama demais a velha princesa. Inclusive, em todos os lugares que ando nesse Brasil fazendo palestras, apresentando artigos, participando de simpósios e seminários, etc. Tenho um imenso orgulho em abrir minha fala com a seguinte frase: “Eu sou de Xapuri no Acre, e isso é muito importante...”

b) Não tenho nenhuma pretensão de me candidatar nada em Xapuri. Inclusive nem sou filiado a partidos. Nem tenho o perfil que a política profissional partidária atualmente exige. Minha meta atual é concluir meu doutoramento em História Social na USP. Tarefa que não está sendo fácil e que ocupará meu tempo até 2015.

d) Não morro em Xapuri por pura falta de opções de trabalho e estudo. A UFAC, infelizmente, ainda não tem um curso de Graduação ou Pós que seja regular no Município. Se tivesse, com certeza estaria morando e trabalhando aí. Tanto é assim que mesmo sem condições objetivas, aceitei o convite da UFAC para colaborar com as monografias dos alunos dai. Se fosse outro município eu negaria por falta de condições, mas como era Xapuri fui "pego" pelo coração.

e) Quando ao "bar na praça", queria afirmar que não tenho nada contra o dono, nem o conheço pessoalmente, apenas afirmei que a atividade no local que se encontra é totalmente irregular. Mas eu não sou Prefeito, Delegado, Juiz ou algo nessa linha e, principalmente não moro em Xapuri. Pois se eu residisse aí, como cidadão faria esforços para, na forma da Lei, retirar o bar do espaço público.

f) Nada tenho contra o Bira, ou qualquer outro nome citado em meus comentários. O que fiz, como já afirmado, foi repercutir o que escutei e observei na cidade por ocasião de minhas idas para orientar os alunos de Economia.

g) Quando a afirmação sobre o comércio, me coloco à disposição para, quem sabe, fazermos um debate com a participação de comerciantes, estudantes e demais interessados sobre o Tema. Veja, empreendedorismo é um assunto ao qual tenho dedicado algum esforço de leitura atualmente”.

Um comentário:

Eden disse...

É impressionante como as pessoas imaginam que só se opina ou se critica para se buscar um cargo público. Enquanto essa politicagem mesquinha continuar em Xapuri a tendência, infelizmente é piorar cada vez mais. Temos que parar com essa mesquinhez de opinião e pensarmos no futuro de nossa cidade pq as pessoas que são pagas para tal não estão nem aí prá nada. Hoje os blogs de Xapuri são nossos verdadeiros representantes porque os Vereadodres não fazem nada e olha que são pagos para isso. E muito bem pagos.