quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ponte sobre o Rio Acre

Deputado Manoel Moraes se reúne com o governador Tião Viana e põe em pauta uma das grandes reivindicações da população de Xapuri

fls_xapuri

O deputado estadual Manoel Moraes (PSB), segundo informa a Agência de Notícias do Acre, se reuniu com o governador Tião Viana, na tarde dessa terça-feira, 19, e entre os assuntos discutidos esteve um tema de grande importância para a população xapuriense: a construção da ponte sobre o rio Acre ligando o centro da cidade ao bairro da Sibéria, antiga reivindicação da comunidade local.

O deputado afirmou que pretende conversar nos próximos dias com os parlamentares da bancada federal acreana com o objetivo de que eles incluam no Orçamento Geral da União recursos para a construção da ponte que representa um dos grandes sonhos da população de Xapuri. “Esse é um antigo sonho de Xapuri, pois grande parte da população mora naquela região”, disse.

Manoel Moraes pretende sensibilizar os parlamentares federais acreanos falando a eles da importância da ponte para a cidade. Para isso, o deputado conta com o apoio do governador Tião Viana que, inclusive, antes de chegar ao Palácio Rio Branco, já discutiu o assunto diretamente com representantes do bairro Sibéria, que têm a construção da ponte sobre o rio Acre como bandeira de luta.

O movimento em prol da ponte de Xapuri, encabeçado pelo líder comunitário João Jorge Cosmo da Silva e aprovado por quase a totalidade da população, já chegou a ser motivo de divergências entre algumas lideranças petistas no município e o presidente da associação de moradores do bairro Sibéria, que costuma ser acusado de se aproveitar do tema para se promover politicamente.

João Jorge, que já liderou manifestação popular em defesa da construção da ponte durante uma visita do ex-governador Binho Marques à cidade, garante que ao participar de um encontro na zona rural de Xapuri, no ano de 2007, o então senador Tião Viana teria se comprometido em colocar o assunto na pauta de discussões com o governo estadual. 

Tião Viana nunca se pronunciou publicamente sobre essa afirmação, mas voltou a conversar com representantes da comunidade do bairro Sibéria se comprometendo a ajudar o projeto no que fosse possível. Quem sabe seja esse o momento de o “sonhático” projeto da ponte de Xapuri sair do campo dos desejos da população de Xapuri para entrar, pelo menos, para entrar no âmbito das discussões concretas acerca de sua viabilidade.

Nenhum comentário: