quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dercy no PSOL

DSC09234

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, Dercy Teles de Carvalho Cunha (56), se filia ao PSOL nesta sexta-feira em ato que será realizado na Câmara Municipal de Xapuri, a partir das 19 horas, com a presença do presidente nacional do partido, Afrânio Boppré, e do senador Randolfe Rodrigues, do Amapá.

Junto com a sindicalista, chegam ao partido, que atualmente conta com apenas 6 filiados em Xapuri, outras personalidades locais envolvidas com o movimento social do campo, como o líder comunitário Auricélio Azevedo, Raimunda da Silva, Ronaldo de Oliveira, que está transferindo o título de eleitor de Maceió, Alagoas, para o Acre, Pedro Teles, irmão de Dercy, e Zé Alves, entre outros que estão providenciando suas desfiliações dos atuais partidos a que estão ligados.

Em entrevista à Rádio Educadora 6 de Agosto, na manhã desta quarta-feira, Dercy Teles defendeu as conhecidas opiniões que possui sobre assuntos como a situação do extrativismo na Amazônia, a decretação do fogo zero na agricultura familiar sem a existência de alternativas para o pequeno produtor, a falta de atitude do governo federal com relação à reforma agrária, fato que, de acordo com ela, tem alimentado a violência no campo, e também sobre o movimento sindical no Acre, que ela afirma estar fragilizado pelos muitos anos influência da político-partidária, entre outros fatores que desmobilizaram os trabalhadores. 

“Política partidária e política sindical são coisas que se permeiam constantemente, mas são campos distintos que não podem e nem devem ser misturadas. Eu jamais levarei o PSOL para dentro do sindicato e nem o sindicato para dentro do PSOL. A política sindical deve pertence apenas aos trabalhadores e atender exclusivamente aos seus interesses”, sentenciou.

Dercy justifica sua filiação ao PSOL com o argumento da fidelidade aos princípios e ideais estabelecidos para si desde que iniciou no movimento dos trabalhadores no início dos anos de 1980, quando fez parte do grupo que fundou o Partido dos Trabalhadores em Xapuri, tornando-se uma de suas mais conhecidas militantes.

“Saí do PT a partir do momento em que o partido começou a se afastar da ideologia que o fez surgir como movimento político de defesa da classe trabalhadora. Fui para o PV, onde depois de algum tempo passei a perceber que a atuação partidária também não tinha muito a ver com o interesse dos trabalhadores. E venho agora para o PSOL pela necessidade de, como pessoa pública, possuir uma posição político-partidária e também por sentir que as propostas se encaixam naquilo que penso como representante sindical”.

Dercy Teles falou também sobre a próxima assembleia ordinária do Sindicato de Xapuri, marcada para o próximo dia 3 de setembro, que entre outras pautas discutirá a manutenção ou não da filiação da entidade à combalida Fetacre - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre. Informados sobre a recente destituição da diretoria da instituição, os trabalhadores de Xapuri já não avaliam como viável repassar parte de sua receita a uma entidade que não funciona. A decisão será anunciada no próximo congresso da Fetacre, marcado para o próximo dia 12 de setembro, em Rio Branco.

Sobre o PSOL

O PSOL nasceu de uma dissidência do PT comandada pela então senadora Heloísa Helena (AL). Durante grande parte do primeiro ano do governo do presidente  Lula, um grupo  de petistas adotou postura contrária ao governo por considerar que as bandeiras históricas do partido estavam sendo abandonadas. Heloísa e os então deputados federais  Luciana Genro e Babá tomaram a frente da criação de um novo partido, que nasceu em 6 de junho de 2004. O crescimento da legenda se deu um ano mais tarde, em pleno escândalo do mensalão.

Nas eleições do ano passado, o PSOL elegeu dois senadores e três deputados federais. Em âmbito nacional, é considerado uma das siglas mais atuantes, destacando-se na luta contra a corrupção e com forte atuação nos movimentos sociais.

O senador Randolfe Rodrigues foi eleito na semana passada entre os onze melhores senadores do Brasil na 6ª  edição do Prêmio Congresso em Foco. O parlamentar, considerado o mais jovem da atual legislatura, marcou sua presença no Senado logo na chegada, ao se lançar candidato à presidência da Casa, quando havia em curso um acordo favorecendo a candidatura única de José Sarney (PMDB-AP). Em seguida, ganhou  o respeito dos decanos do Senado ao se posicionar de forma independente nos temas importantes.

Antes de participar do ato de filiação de Dercy ao seu partido, Randolfe cumpre agenda em Rio Branco para tratar assuntos do mandato com autoridades do estado e se reúne também com a direção estadual do PSOL.

Nenhum comentário: