quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Discutindo a cidade

Maxsuel Maia

A internet é mesmo uma ferramenta sensacional. Ela une, aproxima as pessoas, acelera as informações e o processo histórico, levanta debates, promove artistas, divulga trabalhos, nela, um mundo cada vez mais virtual acontece e se reinventa a cada dia.

Muitos seriam incapazes de pensar num mundo sem MSN, Orkut, sem os seguidores do Twitter, os amigos do Facebook ou sem falar dos mais variados temas em seus blogs. E é justamente para falar sobre os blogs que faço essa postagem. Falar deles e de como eles têm contribuído para o fortalecimento da democracia em nosso município.

Logo quando iniciei com minhas postagens, há aproximadamente um ano e meio, publiquei um texto intitulado “Juventude em Coma”, no qual falava de minhas preocupações sobre a total inércia da juventude xapuriense frente aos problemas da cidade. A postagem era dedicada à falta de atitude dos jovens, mas a verdade é que, àquela altura, grande parte da população enfrentava os problemas vividos em Xapuri com total apatia.

As pessoas simplesmente preferiam ignorar o estado das coisas, muitas se negavam a discutir, a debater a cidade, sequer queriam ouvir falar em política, e quando digo política, não é a partidária, quando falo em política, falo de ideias, de discutir os possíveis rumos para “colocar Xapuri nos trilhos do desenvolvimento”, como eu mesmo cantava no jingle de campanha do prefeito Bira. Hoje, vejo o cenário se alterando favoravelmente e digo sem medo de errar: se tem um espaço onde a cidade está sendo discutida, esse espaço é a internet, mais precisamente nos blogs xapurienses.

As discussões têm se acalorado nos últimos meses e, ao contrário do que alguns possam imaginar, isso é excelente para a cidade. Como é bom ver valorosos xapurienses, independentemente de morar em Xapuri ou não, fazendo suas críticas, dando suas opiniões, apontando possíveis soluções, reconhecendo os acertos da atual gestão. Isso enriquece o jogo democrático e só poderá render bons frutos, afinal, estamos todos em busca de um bem comum, o bem da nossa querida Xapuri.

Sei que quando surgem críticas alguns brios são ofendidos, assim como as réplicas e tréplicas ferem alguns orgulhos, mas acho que nesse momento, em que a cidade e seus rumos voltaram a ser ponto de destaque nos debates, o melhor é não deixar que os egos tomem de conta, pois nossa causa é bem maior. Finalizo parabenizando aos blogueiros xapurienses por reaquecerem as discussões sobre nossa cidade.

Maxsuel Maia é blogueiro xapuriense. Maxsuel Xapuri é o blog dele.

Nenhum comentário: