terça-feira, 13 de setembro de 2011

Enem

A Secretaria Estadual de Educação se baseou nos avanços conquistados nos últimos anos para considerar positivo para o Acre o resultado do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - divulgado na última segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação.

Entre os bons resultados apresentados, segundo a SEE, está o da curva ascendente de desempenho das escolas públicas acreanas, que tem se mantido ao longo dos anos em relação à média das escolas públicas do país. Outro dado foi a elevação da média geral dos Estados e, ainda, a elevação da nota específica de cada escola com a média de pontuação do Estado de 522 pontos, sendo a média nacional 537.

Segundo o Secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen, no Acre, o compromisso do governo do Estado é garantir o acesso e a permanência de todos na escola, independentemente do local de moradia ou condição socioeconômica, o que levou a SEE a oferecer programas inovadores como o Asas da Florestania, que tem como objetivo garantir que os adolescentes e jovens da zona rural e locais de difícil acesso possam cursar e concluir o ensino médio.

Leia aqui a nota da Secretaria Estadual de Educação sobre o resultado do Enem.

Já visto pelo ângulo da classificação das escolas acreanas no exame, o resultado deixa claro que a educação no Acre tem muito ainda a avançar. Leia a seguir o comentário do blogueiro Maxsuel Maia, graduado em História/Licenciatura pela Universidade Federal do Acre:

Preocupante

“O Ministério da Educação acaba de divulgar a classificação geral de estados e municípios no ranking do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Os números apresentados mostram o quanto o estado do Acre ainda precisa avançar para oferecer uma educação de qualidade, principalmente nas escolas públicas.

As escolas que pertencem à iniciativa privada aparecem encabeçando a lista do estado, já a escola pública que conseguiu a melhor colocação aparece apenas na décima posição. Mesmo quando comparado a outros estados da região Norte o desempenho do Acre é insatisfatório, sendo que a capital Rio Branco aparece apenas na 26º posição entre as cidades do Norte.

Os dados também não são muito animadores para a população xapuriense. A escola Divina Providência, principal escola de ensino médio do município, aparece apenas na 40º posição do ranking acreano, tendo pior desempenho do que algumas cidades bem menores e mais isoladas do estado, como Manoel Urbano, Mâncio Lima e Assis Brasil”.

Leia também: Haddad será convidado a debater distorção de resultados no Enem.

Nenhum comentário: