terça-feira, 27 de setembro de 2011

Novos cidadãos xapurienses

DSC09346

A sessão da Câmara Municipal de Xapuri desta terça-feira (27) foi especial para um grupo de pessoas que chegaram à cidade vindas de outros lugares do Acre e do Brasil, alguns há poucos anos e outros há mais de uma década, para se tornarem parte da comunidade local, contribuindo de maneira relevante com os esforços de progresso nos quais o município se empenha e fazendo jus ao Título de Cidadão Xapuriense.

Os homenageados pela Câmara de Xapuri na manhã de hoje foram: Francisco das Chagas Monteiro dos Santos, o padre Chagas, Pároco de São Sebastião há 6 anos; Denílson Lopes da Silva, Major PM, comandante da Polícia Militar de Xapuri também há 6 anos; Maria Fernandes Titara, comerciante e moradora de Xapuri há mais de 15 anos; e Valdemir Manaitá Pinheiro, funcionário da Seaprof, em Xapuri há mais de 10 anos.

Uma das figuras mais carismáticas da cidade, o padre Francisco das Chagas chegou a Xapuri no ano de 2005. Nascido na região do Alto Purus, onde foi seringueiro, recebeu o chamado vocacional já depois de adulto e se tornou, talvez pelas suas raízes, um sacerdote muito ligado com os problemas da comunidade. “Não sei se sou merecedor, pelo pouco tempo em que estou aqui, mas agradeço de todo coração essa homenagem que a cidade está me oferecendo”.

Denílson Lopes da Silva chegou a Xapuri também no ano de 2005, ainda como tenente. Aqui foi promovido a capitão e, recentemente, a major da Polícia Militar do Acre. A última promoção resultou do trabalho marcante na área social, através do programa de policiamento comunitário que pôs em prática com sucesso no município. “Sou muito grato a essa cidade, onde cresci muito como profissional e como ser humano” disse em sua fala.

O técnico agroflorestal Valdemir Manaitá Pinheiro, funcionário da Seaprof, veio do Juruá e está no município há mais de 10 anos, tendo atuação profissional de destaque no meio rural. Segundo ele, Xapuri, cidade onde constituiu família, já passou a ser considerada como a sua terra natal. “Quando vou à minha cidade de nascimento não me sinto mais à vontade como se estivesse aqui”, declarou.

A quarta homenageada é Maria Fernandes Titara, que veio da cidade paranaense de São João do Caiuá aportando em Xapuri no ano de 1975. Comerciante do ramo de carnes muito conhecida na cidade pela sua fibra e determinação com as quais se dedica ao trabalho, se tornou uma das figuras mais conhecidas e respeitadas do lugar. Emocionada, falou pouco, mas disse muito. “Quero agradecer a Deus por esse momento, e às pessoas que me fazem essa homenagem digo que pretendo contribuir ainda mais com Xapuri, através do meu trabalho”.

O professor Sérgio Flórido, diretor do Campus Avançado do IFAC em Xapuri, também receberia o título de cidadão xapuriense nesta terça-feira, mas em razão de estar viajando à serviços da instituição, receberá a homenagem da Câmara Municipal em uma futura oportunidade, prevista para ocorrer no próximo mês de outubro.

Nenhum comentário: