quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“Ponte da Sibéria: Sonho ou realidade?”

DSC00915

Com o tema que vai no título da postagem, a Comissão Pró-Ponte de Xapuri, movimento formado por representantes de diversos segmentos da sociedade xapuriense com a finalidade de ampliar o debate sobre a necessidade de o município ter uma ponte sobre o rio Acre ligando o centro da cidade ao bairro Sibéria, realizará no próximo dia 7 de outubro uma audiência pública para discutir os rumos dessa histórica reivindicação popular.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Sibéria, João Jorge Cosmo da Silva (foto), o pensamento sobre a construção da ponte de Xapuri nasceu no início da década de 1980, atravessou os anos como um sonho da população, amadureceu e agora vive o momento mais oportuno para se transformar num projeto de fato, endossado pela população e apoiado pelas autoridades políticas que têm compromisso com o desenvolvimento de Xapuri.

Segundo o líder comunitário, os discursos da falta de justificativa econômica e da preocupação com o meio ambiente como ressalva para a construção da ponte não podem se sobrepor à importância que o projeto tem para a vida das milhares de pessoas que vivem, trabalham e produzem daquele lado do rio Acre. A Associação de Moradores estima que naquela parte do município habitem mais de 1500 famílias que enfrentam inúmeras dificuldades pela falta da ponte.

João Jorge argumenta que a falta da ponte limita o direito de ir e vir das pessoas que vivem no bairro e na zona rural do outro lado do rio. Ele relata vários casos em que pessoas acidentadas ou doentes tiveram dificuldade para chegar ao atendimento médico porque tanto a balsa que faz a travessia de veículos como as catraias que transportam as pessoas tem limite de horário de funcionamento. “Certa vez uma senhora deu à luz uma criança na cozinha da minha casa, durante a madrugada, porque não houve tempo de atravessar o rio pela catraia”, conta.

O “projeto” da ponte de Xapuri conta com o apoio da maioria dos deputados estaduais do Acre e também de parlamentares da bancada federal, que estarão presentes na audiência. Manoel Moraes (PSB), deputado eleito com base em Xapuri, é um dos políticos que tem se empenhado em apoiar a causa defendida pela população do município, inclusive já tendo ido à Brasília com um documento debaixo do braço em busca de apoio para que o sonho da ponte se transforme em realidade.

O prefeito Bira Vasconcelos participou na noite desta terça-feira (27) da reunião da Comissão Pró-Ponte, que organiza a audiência pública que será realizada no próximo dia 7, no Painel dos Mártires, ao lado do salão paroquial da igreja de São Sebastião. Bira Vasconcelos afirma que está junto com o povo de Xapuri nesse sonho. “A causa é todos nós e estamos juntos nessa luta”, disse ele.

Todos os segmentos da sociedade xapuriense estão envolvidos na realização da audiência pública: produtores, extrativistas, assentados, pecuaristas, pastores, políticos e comerciantes. No dia do evento, todo o comércio de Xapuri fechará entre às 10 e 11 horas da manhã em apoio à causa que, de uma vez por todas, ganha corpo em Xapuri.

A organização da audiência pública pela ponte de Xapuri aguarda que mais de mil pessoas participem do ato.

Nenhum comentário: