terça-feira, 11 de outubro de 2011

Audiência

Henrique Afonso busca soluções para a construção da Ponte da Sibéria em Xapuri

Chrísna Lima

Milhares de pessoas participaram da audiência pública para debater sobre a construção da Ponte da Sibéria. A população se reuniu em frente a igreja de Xapuri. Produtores rurais e grande parte dos moradores daquela cidade fizeram sua manifestação com varias faixas e cartazes.

O encontro foi promovido pelo gabinete do deputado federal Henrique Afonso (PV), em parceria com o comitê Pró-ponte. Segundo o Coordenador da Comissão Pró Ponte João Jorge, “hoje esse povo vive isolado, tendo apenas acesso a cidade em determinadas horas do dia. A passagem que é feita através de catraias se torna um problema, porque muitos moradores não tem o valor da passagem para pagar”, disse o Coordenador.

Há muito tempo que os moradores do Bairro da Sibéria lutam em busca da construção de uma ponte que ligue o Centro da cidade de Xapuri com o outro lado do Rio Acre, onde está localizado a Reserva Chico Mendes.

O bairro reúne aproximadamente 42% de toda a população daquele município. Para o deputado Henrique Afonso, um dos parlamentares engajados na busca de recursos para a construção da ponte, “esse é um momento muito importante porque todas as instituições e autoridades presentes, poderão ouvir o reclame da comunidade, que há muito tempo tem sofrido com o isolamento. As pessoas precisam ter o acesso facilitado, ali são 62% da área geográfica de Xapuri, e a produção da Reserva Chico Mendes pela ser escoada de forma mais simples e rápida. Espero que todos possam lutar juntos para melhorar a vida daquela população, para realizar este sonho da comunidade” afirmou o parlamentar.

Com a realização do encontro ficou definido, como encaminhamento, que cada parlamentar federal deve alocar 1 milhão e meio de reais para o orçamento de 2012. Além disso a coleta de assinaturas de abaixo assinado dos moradores será intensificado, e também uma ampla campanha de conscientização sobre a necessidade da construção da ponte será realizada do município.

Nenhum comentário: