terça-feira, 22 de novembro de 2011

Apagões

vela

Enquanto o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia, diz que o sistema elétrico brasileiro é bom e sólido, no grotão chamado Acre a população vive o caos promovido pelos apagões e picos de energia que causam transtornos e prejuízos.

Lobão afirmou nesta última segunda-feira (21) que “apagão não é um fenômeno brasileiro” e que em 2010, o país ficou, ao todo, apenas 18 horas no escuro. Segundo o ministro, vários governos do mundo têm curiosidade sobre as soluções energéticas adotadas no Brasil, “embora no país só existam críticas”.

Não sei quais critérios norteiam a formação do dado usado como argumento pelo ministro, mas se o país ficou 18 horas sem energia em 2010, Xapuri, no decorrer do corrente ano, em algumas oportunidades ficou mais 8 horas no escuro em apenas um dia. Isso sem contar as oscilações que ocorrem todos os dias durante o dia inteiro.

Em Xapuri, o Ministério Público move ação civil pública contra a Eletrobrás/Eletroacre por conta do conjunto de problemas que a população tem levado até o gabinete da promotora Diana Soraia Tabalipa Pimentel. “São, principalmente, pequenos comerciantes que perdem produtos que dependem da energia elétrica para sua conservação, como pães e sorvetes, por exemplo.”

Na ação, a representante do Ministério Público pediu a antecipação da tutela pleiteando a ampliação da quantidade de equipes corretivas e preventivas que atuam no município de apenas uma para quatro, além de multa diária no valor de R$ 50 mil no caso de descumprimento. O juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto, no entanto, não acatou o pedido de liminar, apesar de ele mesmo vir encontrando dificuldade para concluir as audiências judiciais em razão das quedas de energia.

Nesta terça-feira (22), um pouco antes da chegada de uma chuva, mais um apagão energético que veio acompanhado de outro: queda total do serviço de todas as operadoras de telefonia e internet. Sorte que o povão ainda conta com um instrumento feito à base de parafina que, sendo mantido em bom estoque na despensa, não nega fogo, como costumam fazer as empresas vendem peso de ouro a luz e a telecomunicação.

Nenhum comentário: