segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dengue

Cinco municípios acreanos, incluindo Rio Branco, estão sob risco de surto de dengue. Em Xapuri, a situação é de alerta.

LIRAa

Clique na imagem para ampliá-la.

O resultado do LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) revela que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue. Entre eles estão Rio Branco, Senador Guiomard, Brasiléia, Epitaciolândia e Porto Acre.

A situação mais preocupante é a de Rio Branco, onde 9,8% dos domicílios investigados apresentam larvas do mosquito Aedes aegypti. Senador Guiomard, onde o índice atinge 8,9%, é o segundo município acreano mais ameaçado.  Xapuri, com índice de 2%, tem situação de alerta para um surto de dengue. “As cidades que estão em situação de alerta, não podem baixar a guarda: ao contrário, devem intensificar suas ações”, afirmou nesta manhã o ministro Alexandre Padilha.

O mapa do LIRAa, que permite identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor, foi realizado entre os meses de outubro e novembro deste ano, pelo Ministério da Saúde, em parceira com as secretarias municipais de saúde. Nos municípios em situação de risco, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Ao todo participaram 561 cidades.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Nenhum comentário: