sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Disputa política e polêmica nas eleições escolares

A última quinta-feira, 8, foi marcada pelas eleições para diretores nas diversas instituições de ensino de Xapuri. Em algumas, o processo transcorreu em clima de tranquilidade, como foi o caso das escolas Anthero Soares Bezerra e Plácido de Castro, em outras, porém, houve acirrada disputa de cunho político-partidário, caso da escola Divina Providência, e até uma polêmica em torno de suposto movimento realizado para derrotar uma candidata que concorria em chapa única, na escola Madre Gabriela Nardi, localizada no bairro Sibéria.

A polêmica se deu em razão da derrota da candidata Vaniscléia Nascimento, ex-secretária municipal de Educação, para os votos brancos. Segundo correligionários da educadora, houve uma campanha massiva desenvolvida por funcionários da escola para que os pais de alunos não votassem em Vaniscléia. Uma nota de repúdio não assinada que foi enviada ao blog afirma que um grupo que está à frente da escola há 8 anos foi o responsável por uma campanha difamatória, feita de porta em porta, para que a candidata não fosse eleita.

A maior atenção do público, no entanto, ficou voltada para a eleição da escola de ensino fundamental e médio Divina Providência, a mais importante de cidade, em razão de ser a mais numerosa. Lá, os candidatos Mário Evangelista e Aucelina Oliveira protagonizaram uma disputa de evidente viés político-partidário, numa espécie de avant-première das eleições do ano que vem. Nos lados opostos, estavam PT e PSB, tendo o primeiro, representado por Mário Evangelista levado a melhor com direito a passeata pelas ruas da cidade e tudo o mais.

Na escola Anthero Soares Bezerra, a professora Marlene Cândido, mais conhecida como Rosa do Trajano, foi a vencedora em chapa única. Na escola Plácido de Castro, a professora Eucilene dos Santos obteve a maioria dos votos frente a professora Edna Barbosa, atual presidente do núcleo do Sinteac em Xapuri. Já na escola municipal Professora Rita Maia, o vencedor foi o professor Janardes Moreira, que obteve a reeleição para mais um mandato.

Quanto à Nota de Repúdio que me foi enviada, como não está assinada, obviamente não será publicada, a não ser que o autor resolva sair do anonimato e a subscreva. Para tanto me ponho, desde já, à inteira disposição qualquer um que deseje comentar cada um dos processos eleitorais nas escolas de Xapuri, onde o mais importante, independentemente das disputas e polêmicas ocorridas, é que o resultado tenha refletido a livre vontade das pessoas encarregadas de decidir. 

Nenhum comentário: