sábado, 14 de janeiro de 2012

Saneamento

Governo do Acre vai investir R$ 267 milhões.

politica_140112_1.jpg

Agência de Notícias do Acre

O governador Tião Viana entregou na manhã de ontem, 13, a carta-consulta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos de R$ 267 milhões em saneamento ambiental integrado em 16 municípios do interior do Acre.

O documento foi entregue ao superintendente da área de infraestrutura social do BNDES, Ricardo Ramos, que estava acompanhado de outros dirigentes da instituição. A meta do governo é atender com captação e tratamento de água 28.663 domicílios, beneficiando aproximadamente 115 mil pessoas. O esgotamento sanitário deve chegar a 34.838 domicílios e atender 140 mil pessoas.  

A ampliação da cobertura do saneamento integrado irá reduzir o número de doenças causadas pela poluição de água e solo. O objetivo é ampliar o índice de atendimento urbano de coleta e tratamento de esgoto de 20% para 70%, em Rio Branco, e de 0% para 90% no interior do Estado. Quanto ao fornecimento de água na área urbana, a expectativa é elevar de 60% para 95% o índice de atendimento.  

“Queremos chegar em 2014 como referência no serviço de saneamento, esgoto e abastecimento de água. Esses são determinantes sociais apontados pela Organização Mundial de Saúde. Para mim, essa não é uma questão política, mas uma opção de vida”, afirmou Tião Viana.  

A proposta de financiamento está inserida no Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PIDS), que vem sendo executado nos últimos anos, e teve como base a formatação inovadora de políticas públicas alinhadas aos programas e projetos do plano de governo no período de 1999 a 2014. Dentro do PIDS, a administração de Tião Viana vem priorizando ações voltadas para o desenvolvimento econômico e a manutenção e ampliação da infraestrutura urbana. “Estamos muito otimistas. O BNDES tem sido grandes aliado do desenvolvimento do Acre”, disse o governador.

Na audiência realizada na sede do banco, no Rio de Janeiro, Tião Viana também apresentou proposta de formalização de parceria para a realização de estudos técnicos, objetivando a viabilidade financeira do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa). Ele estava acompanhado pelo secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo; o diretor-presidente do Depasa, Gildo César; o secretário de Comunicação, Leonildo Rosas; e pelo assessor especial Ocirodo Júnior.

Nenhum comentário: