segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Santa Rosa do Purus

Secretário de Saúde Indígena, Antônio Alves, está no Acre, onde definiu com o governo do Estado reforço das ações de assistência e vigilância epidemiológica para casos e óbitos por Doença Diarreica Aguda.

santa_rosa

O secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves, está no Acre acompanhando as ações emergenciais de atenção e investigação epidemiológica em população indígena no município de Santa Rosa do Purus (AC). Na região, profissionais de saúde prestam atendimento, desde 15 dezembro, e realizam busca ativa de casos de Doença Diarreica Aguda (DDA), que atingiu 70 crianças indígenas neste ano. O grupo é composto por médicos, epidemiologistas, engenheiro, enfermeiros, nutricionistas, farmacêutico, bioquímico e técnicos de saneamento e percorrerá as 46 aldeias que compõe a região.

Antônio Alves realizou encontro com a secretária de Saúde do Estado do Acre, Suely de Souza Melo, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Purus (DSEI), Raimundo Costa, com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Gerson Severino da Silva Manchineli, e outras lideranças indígenas para definir estratégias de ação in loco e otimizar o apoio logístico disponibilizado pelo Ministério da Saúde e governo do Acre para o trabalho das equipes de saúde do DSEI Alto Rio Purus/SESAI.

“Estamos com um plano estratégico emergencial em curso, mas podemos efetivá-lo como ações permanentes na região”, salienta Antônio Alves. Segundo ele, todo esforço, neste momento, está sendo concentrado para que se evitem mais mortes. Até o momento, somam-se 12 óbitos entre crianças com menos de dois anos de idade de aldeias localizadas no município de Santa Rosa do Purus.

No domingo, Antônio Alves acompanhou as condições de saúde das crianças que se encontram em recuperação na Casa de Saúde do Índio (Casai) e esteve no Hospital da Criança do Acre nesta segunda-feira (23), onde encontram-se duas crianças internadas sendo que uma delas encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

Nenhum comentário: