quinta-feira, 22 de março de 2012

“Eletroproblema”

Dizem alguns brincalhões que a inconstância da Eletrobrás se deve ao fato de a empresa patrocinar o Vasco da Gama. Mas, brincadeiras à parte, os aborrecimentos causados pela distribuidora aos seus consumidores com toda certeza são infinitamente maiores que as decepções que o time da Cruz de Malta costuma causar à sua legião de torcedores.

Não bastassem os constantes apagões, picos de energia, oscilações e outros fenômenos típicos da empresa que vende a luz, agora os consumidores enfrentam uma onda de aumentos inexplicáveis nos valores da conta mensal. Algumas pessoas reclamam que suas faturas do mês de março foram emitidas com valores até 300% mais altos que a média dos meses anteriores.

Outro fato é que desde o final do ano passado, por falta de leituristas, a Eletrobrás vem faturando o consumo das unidades por um critério que só seria admissível em casos extremos nos quais a leitura dos relógios medidores não fosse possível. A empresa vem emitindo as cobranças com base na média de consumo dos últimos 12 meses.

Pela mesma razão, a empresa não tem feito a entrega em domicilio das faturas de energia elétrica, o que tem obrigado os consumidores a se dirigir ao escritório da Eletrobrás em Xapuri para receber as cobranças. Como os clientes não são obrigados a isso, muitos não tomaram essa providência e acumularam vários meses de débitos.

De acordo com informações prestadas pelo escritório local da Eletrobrás Distribuição Acre, o problema começou a ser resolvido a partir do começo do mês de março. Coincidência ou não, foi exatamente nesse momento que as reclamações quanto à cobrança de valores exorbitantes começou a chegar ao setor de atendimento ao cliente da empresa.

O ‘siribolo’ foi parar na mesa da promotora de justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, que no ano passado já havia ajuizado uma ação civil pública contra a empresa em razão dos constantes apagões. Nesta quarta-feira (21), um representante da empresa se reuniu com Diana Soraia e prometeu providências imediatas quanto aos problemas.

Na manhã desta quinta-feira (22), a promotora se dirigiu a Rádio Educadora 6 de Agosto para fazer vários esclarecimentos sobre a situação. Segundo ela, a empresa se comprometeu em fazer revisões caso a caso nas contas dos consumidores e que a mesma é obrigada a fazer o parcelamento dos débitos acumulados por razão da não entrega das cobranças.

Diana Soraia orientou os consumidores que se sentem prejudicados pela Eletrobrás Distribuição Acre a procurar a empresa a partir da próxima segunda-feira e exigir que seus direitos sejam respeitados. A promotora pediu para que em casos necessários, as pessoas acionem o Procon no município para fazer valer os seus direitos de consumidores.

Vamos então torcer para que as coisas voltem a clarear para todos nós, os sofridos consumidores da Eletrobrás Distribuição Acre em Xapuri, assim como clarearam para o simpático Vasco da Gama, na partida da última quarta-feira contra o terrível Libertad, do Paraguai, pela primeira fase da Taça Libertadores da América.

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