terça-feira, 20 de março de 2012

Mudança na fronteira Brasil-Bolívia?

FRONTEIRA BRASIL BOLIVIA

Evandro Ferreira

O Dr. Alceu Ranzi, sempre atento aos detalhes geográficos de nossa região em razão de seu interesse nos geoglifos que estão sendo expostos na medida em que nossas florestas são destruídas, me alertou para um fato que talvez poucas pessoas tenham observado: a possível incorporação pela Bolívia de um bairro da cidade fronteiriça de Brasiléia caso o rio Acre rompa a ténue linha de barranco que une a 'ponta de terra' onde está localizado o referido bairro ao resto do país, como se pode ver nas imagens.

A largura do barranco no possível ponto de rompimento é de cerca de 70 m e é quase certo que o rio romperá o barranco nos próximos anos. É assim que acontece em situações similares na maioria dos rios de nossa região, que mudam com frequência a sua calha. Na linguagem popular, se diz que o rio 'aparta' ou 'corta uma curva'. O meandro abandonado vira um lago.

Como o marco divisório do Brasil com a Bolívia naquele ponto é a calha do rio Acre, resta saber se o possível isolamento do bairro de Brasiléia vai mesmo resultar na incorporação daquela faixa pequena de terra pelo nosso país vizinho. Abaixo, imagem que mostra melhor o local de rompimento do rio.

FRONTEIRA BRASIL BOLIVIA 2

Evandro Ferreira é pesquisador do Inpa-Ac e do Parque Zoobotânico da UFAC. Escreve no blog Ambiente Acreano.

Nenhum comentário: