quinta-feira, 29 de março de 2012

No atacado

Operação da Polícia Civil prende 12 por tráfico em Xapuri

DSC_0028

Batizado de “Operação Chapurys”, um trabalho de investigação da Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) que durou cerca de 2 meses colocou atrás das grades 12 pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas no município de Xapuri.

Sete dos indivíduos foram surpreendidos no amanhecer desta quinta-feira (29) por um efetivo de 36 agentes de várias delegacias coordenados por 3 delegados, que cumpriram 7 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça.

Os delegados de polícia Thiago Fernandes Duarte e Pedro Paulo Buzzolin, da DRE, e o titular da Delegacia Geral de Xapuri, Antônio Carlos Marques Mello, foram os responsáveis pelo ponto alto da ação deflagrada na manhã desta quinta-feira.

O secretário da Polícia Civil, Emylson Farias, acompanhou in loco a atuação de repressão ao tráfico no município de Xapuri, cidade natal do chefe de polícia. De acordo com ele, o Estado permanece firme e atento ao combate a este tipo de crime no Acre.

“Essa área não permite que a gente durma. É preciso estar vigilante em todos os níveis da segurança pública e a operação Chapurys, que faz alusão a uma histórica tribo indígena que povoou essa região do Estado é um exemplo”, afirmou o secretário.

Os acusados presos nesta quinta-feira são: Jardel Figueira Gadelha, 28 anos, José Roberto Silva do Nascimento, 33 anos, Marivânia Mendes Soares, 52 anos, Fábio Leite de Lima, 21 anos, Thiago Lima do Nascimento, 26 anos, Elivan da Silva, 30, anos e André Douglas de Lima, 33 anos.

André Douglas de Lima é apontado pela polícia o líder do grupo preso nesta manhã. Ele é considerado o coordenador de um esquema minucioso que envolve o transporte da droga para Xapuri, a preparação para a venda e a distribuição na cidade.

O delegado de Xapuri Antônio Carlos Marques Mello, disse aos jornalistas que cobriam a ação da polícia que essas prisões representam um duro golpe para o tráfico no município, que trará, consequentemente, um momento de muita tranquilidade para a população.

“A droga vai continuar existindo, mas temos a convicção de que um golpe duro foi aplicado contra esses indivíduos que alimentam a rede de tráfico região, tirando a paz das pessoas e refletindo em vários outros tipos de delitos”, destacou o delegado.

O delegado Thiago Fernandes, que foi titular em Xapuri até setembro do ano passado, afirmou que o sucesso da Operação Chapurys se deveu principalmente à parceria entre a Delegacia de Repressão ao Entorpecente e a Delegacia Geral de Xapuri.

“O trabalho conjunto, planejado e colocado em prática de maneira eficiente sempre renderá resultados positivos como esse em que a população pode respirar aliviada de se ver livre se sujeitos que se ocupam dessa atividade tão danosa para a sociedade”, frisou.

Durante entrevista ao programa Espaço do Povo, da Rádio Educadora de Xapuri, o secretário da Polícia Civil do Acre, Emylson Farias, disse que ações desta natureza irão ocorrer com bastante frequência no interior e na capital.

“Trata-se de uma determinação do governador Tião Viana para que não sejam medidos os esforços para tornar cada vez mais forte as ações concernentes a Segurança Pública, especialmente o combate ao tráfico”, observou.

Farias lembrou outras operações da polícia, que resultaram em diversas prisões e apreensões em todo Acre. Ele enfatizou que somente este ano a DRE já apreendeu mais 160 quilos de drogas, quantidade que já supera o que foi aprendido nos anos de 2009 e 2010.

O secretário também ressaltou a importância do Programa Ruas do Povo pelos diversos benefícios que produz à sociedade, entre os quais o de tornar possível o acesso da polícia em lugares onde não era possível a entrada de viaturas.

As imagens que ilustram o post são de Pedro Paulo, da Assessoria da Polícia Civil.

Nenhum comentário: