sexta-feira, 9 de março de 2012

“O policial é um agente transformador”

Relendo alguns arquivos jornalísticos, encontrei uma entrevista do secretário de Polícia Civil Emylson Farias ao repórter Edmilson Ferreira, da Agência de Notícias do Acre, sobre a política de descentralização e qualificação profissional que estabeleceu um novo paradigma na segurança pública do Estado, assolado num tempo recente pelo domínio do crime organizado.

Em um trecho da entrevista, o secretário faz uma magnífica descrição do modelo de policial que a sociedade deveria contar nos dias atuais.

“O policial é, em seu tempo, um agente transformador que deve ter sempre em mente princípios como o respeito aos direitos humanos, promoção da cidadania e a dignidade da pessoa humana. Deve ter sempre em mente o uso proporcional da força, eficiência nas ações de prevenção e repressão, o atendimento imediato ao cidadão”.

Com certeza, infelizmente, esse modelo de policial defendido pelo delegado ainda não é regra no Acre nem no Brasil, mas é evidente que as grandes mudanças promovidas nos últimos anos na área de segurança pública podem, num tempo breve, nos presentear com a oferta de tipos mais  humanos e civilizados a envergar um uniforme e a portar uma arma de fogo.

Clique aqui para reler a reportagem na íntegra.

Nenhum comentário: