sábado, 10 de março de 2012

O senhor pároco

Paroco

José Cláudio Mota Porfiro

Há umas famílias de seringueiros sentadas em bancos colocados na varanda da igreja, esta, uma construção dos anos dez, em alvenaria rústica, com paredes que me parecem ter cinquenta centímetros de largura. É um belo campanário, com alto falante. À borda desta está a construção da igreja nova, com torre de setenta metros. Este, certamente, o grande projeto da cidadezinha que muito acredita no seu vigário.

Passa pela sala uma espécie de ajudante de ordens, ou secretário. Pergunto-lhe o nome e ele, educadamente, responde:

- Miguel Praxedes, ao seu dispor. Em que posso servir?

- É que estou à espera do Padre Felipe e gostaria de saber se ele já voltou do café da manhã no colégio das freiras.

- Aguarde um momento, por gentileza. É que também acabo de chegar e devo tomar algumas anotações com relação ao dinheiro que foi apurado com o arraial que ocorreu até ontem à noite. Já houve leilão, bingo, pescaria... Essas coisas, o senhor sabe!

- Fique à vontade. - Foi o que respondi ao arguto moço.

O padre Felipe Galeranni é um sujeito de estatura acima da média, se comparado aos demais. A tez é clara, é educado, de poucas falas, muito objetivo no que diz e no que faz. Está vestido em uma batina preta, segundo o figurino da Ordem dos Servos de Maria. Mexe aqui e ali, com a finalidade de organizar uma mesa cheia de livros de batizados e casamentos, velas, castiçais, imagens, um crucifixo de prata, dois cálices dourados, dentre outros apetrechos clericais.

- Desculpe-me, padre! Eu poderia deixar a nossa prosa para uma outra hora. Percebo que o senhor está ocupado por demais.

- Que nada, meu rapaz! Eu sou um italiano. Daí a objetividade. Mas sei já quem és. O Eurico Fonseca há uns meses me falou muito bem sobre você. É cearense, como a maioria dos que para cá têm vindo. Tu és, então, o guarda-livros do Seringal Boca do Lago. - Foram as primeiras palavras do senhor pároco em um linguajar bastante carregado, em vista do pouco tempo no Brasil.

- Fico muito honrado em que já me conheça, senhor vigário. As informações sobre mim são sempre boas porque me encarrego de arranjar bons amigos, como o senhor. - Disse, apertando-lhe a mão.

- Sejamos uma vez mais objetivos. Como tu ficarás por aqui até o final da festa, poderias fazer-me uma gentileza das maiores. Poderemos começar um servicinho daqui a um pouco. É uma boa ação em nome de umas famílias de seringueiros que querem se casar ou batizar as suas crianças. Ao invés de ir para as cervejas do Dino, tu bem poderias auxiliar-me até umas onze e meia. Depois, almoçaremos a comida da Dona Mariquinha e, às duas e meia, viremos para ficar até as seis. O que tu achas?

- Posso ser útil, dependendo do serviço. É um grande prazer servir à Santa Madre Igreja. Em que consiste a minha colaboração?

- Tu tomarás as anotações no Livro de Batizados e as copiará nos Batistérios. É só!

É bastante serviço, sim. Eu agora estou enganchado, atado de canga e corda. Mas, como nunca tenho muito o que fazer no seringal, gastarei um pouco da energia por aqui e, à noite, vou ter com os meus amigos para uma boa prosa no Touffic Salim.

Os nubentes vão entrando um par a cada vez. Eu começo por lhes anotar os nomes, os nomes dos pais, as datas de nascimento, segundo os batistérios que me são passados por eles.

Depois, o Miguel Praxedes já se está encarregando de reunir os casais e os faz sentar nos bancos da igreja que quase enche. A grande maioria veste roupas brancas. Os homens trajam ternos brancos bastante simples. Muitas mulheres estão de branco, inclusive um casal que depois me surpreendeu... Mas eu fiquei preocupado. Quando é que o padre poderia concluir todas essas cerimônias. Talvez não antes da noite...

Estava enganado. O casamento foi realizado de forma coletiva. Depois, um por um, todos os pares foram aspergidos com água benta e, por fim, receberam a bênção do vigário. Para a minha surpresa, de par com a senhora Elisa Brasileiro, uma benemérita da cidade, apadrinhei o matrimônio do casal Raimundo Nonato e Nalgídia dos Santos.

À tarde, cá estão os filhos dos seringueiros para a cerimônia de batismo também celebrada de forma coletiva. Mais uma vez, então, sou surpreendido. Os meus afilhados de casamento, seringueiros do Seringal Albrácia, trazem a mim uma menina e um menino, a Maria José e o Ireno, e eu me torno também padrinho das duas crianças. Uma grande honra. Nunca pensei que alguém me escolheria para compadre. Estou regozijado.

Às cinco da tarde, já está concluída uma tarefa que se repetiria ainda nos dias 18, 19 e 21 de janeiro de 1939... Lá fora, a chuva brande tal e qual a tentação do anjo desgraçado.

Como em toda igreja que se preze sempre se esconde um bom vinho canônico, é claro, em todos os dias, ao final, não me abstive de tomar uns três cálices, não sagrados, mas abarrotados do manjar de Baco até a borda. Não apenas a bebida, mas tudo me foi deveras reconfortante, apesar do calor que ditava o andamento dos trabalhos.

A conversa se estendeu até meia hora antes da missa das sete. Enquanto isso, lá fora, na varanda, o boníssimo Miguel Praxedes anotava os nomes dos casais e das crianças a serem atendidas no dia seguinte.
Oh Deus do céu! Eu também vejo na igreja um sinal da glória de uma gente que não se cansa de ter fé e dedica todos os dias da sua vida de provações à grandeza e à pouca generosidade da natureza. Como esses desertados acreditam na Sua santa bondade e infinita misericórdia! Vêm-me lágrimas aos olhos.

Manhã do dia 18. Estou sentado na sala da Casa Paroquial apreciando o quão meticulosa e detalhada é a programação da semana que antecede o dia do Santo Padroeiro. O panfleto foi impresso em boa tipografia.

Território Federal do Acre. Prefeitura Municipal de Xapuri. Paróquia de São Sebastião - 1939 - Programa Geral das festas em homenagem ao Santo Padroeiro. Dia 15, segunda-feira, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, novena do Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão e retreta a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, no adro da Igreja Matriz, a cargo dos Irmãos Marianos, das Filhas de Maria e da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Dia 16, terça-feira, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, novena do Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão e retreta a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, no adro da Igreja Matriz, a cargo dos professores, pais e alunos do Colégio Divina Providência. Dia 17, quarta-feira, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, novena do Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão e retreta a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, no adro da Igreja Matriz, a cargo dos funcionários da Usina de Castanha. Dia 18, quinta-feira, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, novena do Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão e retreta a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, com a participação do Coral das internas do Colégio Divina Providência, no adro da Igreja Matriz, a cargo da Associação Comercial. Dia 19, sexta-feira, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, novena do Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão de animais e retreta musical a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, com a participação do Coral das internas do Colégio Divina Providência, no adro da Igreja Matriz, a cargo dos seringalistas, como de costume. Dia 20, sábado, seção musical pelo serviço de auto falante da paróquia, Procissão em homenagem ao Santo Padroeiro, arraial com comidas típicas, bingo e leilão de animais e retreta musical a cargo da Banda de Música Municipal Santa Cecília, com a participação do Coral das internas do Colégio Divina Providência, no adro da Igreja Matriz, a cargo dos seringalistas, como de costume, organizados por Solón Maia. Obs. Todas as noites haverá bailes populares no Ponto Chic e no Dino Café. Comissão Organizadora: Tenente Manoel R. Viana Filho, Delegado de Polícia, Dr. Pedro Vale Pereira, Presidente da Associação Comercial, Raimundo Góes e Castro, Coletor Federal, Dr. Emir José Koury, Delegado de Saúde, Antônio Esteves, Chefe dos Escoteiros, e os funcionários públicos Lúcio Alves Barbosa, Dirce Sá de Figueiredo, José Eloy de Souza, Simão Damasceno, Eugênio Brandão Filho, Pedro Matias de Oliveira, Casemiro Pontes de Medeiros, além dos comerciantes Adão da Costa Galo, Guilherme Zaire, Adão da Costa Galo Sobrinho e José Hadad.

No 21, à tardinha, fui me despedir do padre. Ele ainda contava o apurado durante os festejos. Em quinze ou vinte minutos, ele, enfim, ergueu os olhos da tarefa que desempenhava e pediu que o Miguel Praxedes anotasse a cifra final. Em seguida, com a chegada de um rapazola - o Francisco dos Santos Mota - que se mexia muito bem como pedreiro, passamos a falar a respeito da quantidade de cimento que viria de Belém para uns acabamentos a serem executados na Igreja Matriz. Os tijolos seriam fabricados na olaria do Dr. Manoel do Vale Pereira, a bom preço. Segundo o padre, com mais uns oito ou dez anos estaria concluída a igreja mais bonita do Acre, digna dos esforços do povo de Xapuri.

Bate à porta outra pessoa bem especial. Trata-se de Zéca Torres.

- Ô Padre Felipe, eu tenho novidades musicais. - Disse o maestro Zéca.

- Ó! O que tu trazes?

- Xapuri, minha terra querida / O teu solo é também brasileiro / Os teus sonhos e glórias passadas / Percorrem o Brasil inteiro. / Tuas verdejantes florestas / Cheias de encantos sem par / Quisera nestes meus versos tua beleza cantar...

E por aí vai...

José Cláudio é escritor e escreve no blog Impressões Gerais.

Nenhum comentário: