quinta-feira, 19 de julho de 2012

Manejo Florestal na Resex

Jaqueline Teles (Sedens)

Um dia para entrar para a história. Pela primeira vez no país, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concede Licença para Extração Florestal dentro de uma Reserva Extrativista.

Essa conquista é de 63 famílias que fazem parte da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes de Xapuri (Amoprex) e do governo do Estado, que há oito anos lutavam com o Ibama e com o ICMBio por essa licença.

Na terça-feira, 17, líderes comunitários da Reserva se reuniram no Parque Industrial de Xapuri e receberam das mãos de Anselmo Gonçalves, analista ambiental do ICMBio, e de Marque Brito, diretor de Floresta da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), a Licença para Extração Florestal.

O governo do Estado, através Sedens, fomentou o equivalente a R$ 250 mil pelo plano de manejo e o inventário de quase 19 mil hectares de floresta, em 53 colocações. Para este ano foi autorizada a extração de madeira em mais de 1.200 hectares de floresta manejada. Estima-se que cada família receba em torno de R$ 8 mil.

Segundo Marque Brito, essa conquista é um salto na economia e na qualidade de vida das famílias. “Além de uma renda a mais que estarão recebendo com a venda da madeira, as comunidades serão beneficiadas diretamente com melhorias na infraestrutura dos ramais. Somente para este ano, o governo estará recuperando 38 quilômetros de ramais, com possibilidades de abrirmos mais de 40 quilômetros de novas estradas vicinais.”

Nenhum comentário: