terça-feira, 10 de julho de 2012

Maria do Rosário

“Obrigada ao Acre pelo exemplo que dá ao Brasil”.

Maria-do-rosario-ministraG

Participei, na manhã desta terça-feira (10), do programa Bom Dia, Ministro (ouça aqui), que entrevistou a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário. Ela falou sobre a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, em Brasília-DF, com o objetivo de ampliar o debate sobre a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite para todo o Brasil, das 7h às 8h, no horário do Acre.

Na minha primeira pergunta, questionei a ministra sobre os avanços obtidos pela parceria firmada no ano passado entre o Governo Federal e a Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – no âmbito dos 22 anos do Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente. Xapuri é um dos 15 municípios acreanos que acaba de realizar o 2º Fórum do Selo Unicef, que avalia as ações locais de combate a violações.

“O Acre tem um trabalho muito importante na área sócio-educativa que me alegra muito. Aí no Acre eu visitei uma unidade sócio-educativa que tem biblioteca, tem escola, tem o contato com a informática e com a formação profissional. Eu também fico muito feliz com os resultados alcançados pelo governo brasileiro junto com a Unicef e com o estado do Acre, na pessoa do governador Tião Viana”, respondeu a ministra.

Em seguida, perguntei sobre os exemplos que o Acre pode estar oferecendo ao Brasil com relação aos direitos humanos. Maria do Rosário esteve no estado em maio passado na ocasião da 2ª Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil. Naquela oportunidade, a ministra afirmou que a escolha do Acre para se dava por conta dos avanços do estado tanto no seu desenvolvimento econômico e social quanto no enfrentamento das violações aos direitos humanos.

“O Acre é um estado que tem dado uma ampla contribuição para o para o Brasil. Dois aspectos que merecem ser destacados são o enfrentamento que o Acre fez ao esquadrão da morte com resultados positivos, superando aquela marca, e agora, mais recentemente, o exemplo de ajuda humanitária que o estado deu recebendo os haitianos com um grande sentimento de dignidade humana. Obrigada ao Acre pelo exemplo que dá ao Brasil” finalizou.

A ministra Maria do Rosário participou recentemente, em Rio Branco, do ato de assinatura do termo de adesão ao programa do governo federal "Crack, é Possível Vencer". Com o pacto, começam a ser fortalecidas ações para aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, para enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e para ampliar atividades de prevenção. Serão investidos no Acre R$ 13,3 milhões até 2014.

O programa Bom Dia, Ministro é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil".

Nenhum comentário: