quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Açudes e ramais

Comunidade do seringal São José comemora investimentos do governo

DSC05230

“Foram 40 anos de espera”, diz o produtor rural Sebastião de Souza, 44, morador da colocação Igarapé Grande, no seringal São José, comemorando a construção da barragem do açude que vai possibilitar a criação de peixes em sua propriedade.

Além da construção de 10 açudes, através das secretarias de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e Executiva de Agropecuária (Seap), o governo do Estado construiu um ramal de 10 quilômetros que vai possibilitar a chegada do programa Luz para Todos na comunidade que ainda não conta com a energia elétrica.

De acordo com a gerência da Seaprof em Xapuri, os serviços de eletrificação rural naquela região já estão licitados e devem começar até o fim de agosto. “A energia elétrica é um dos maiores sonhos, e uma grande necessidade dessas comunidades que esperaram tanto tempo para receber esses benefícios do governo”, afirma Selmo Dantas, gerente da unidade do órgão em Xapuri.

Raimundo Peixoto, 42, é outro morador daquela área do seringal São José. Ele explica que, além dos investimentos em ramais e açudes para a piscicultura, o governo também está presente na hora de ajudar o produtor a acessar os financiamentos do Pronaf. “Não basta só a estrutura, a gente precisa do dinheiro para investir”, afirma.

DSC05198

No último final de semana, a comunidade se reuniu e organizou uma festa para celebrar o momento de mudanças por que passa aquela região de Xapuri, onde residem e trabalham cerca de 10 famílias. A Seaprof esteve presente no evento e fez a entrega de equipamentos para o suporte à agricultura familiar na localidade.

Nenhum comentário: