sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Almanaque Amazônia

Acre está no roteiro da primeira série brasileira de TV sobre a Amazônia

TOSHIBA Exif JPEG

Uma parceria entre a produtora Código Solar, do Rio de Janeiro, e o canal Amazon Sat vai resultar na primeira série de TV brasileira de televisão sobre a Amazônia. O projeto vai mostrar a história, a cultura, o extrativismo e a economia dos estados que concentram a maior floresta do mundo.

O Acre será um dos lugares por onde a caravana do Almanaque Amazônia vai passar entre a segunda metade do mês de outubro e a primeira quinzena de novembro deste ano, de acordo com a previsão do diretor Marcelo de Paula, sócio da produtora Código Solar junto com sua esposa Carla Mendes.

O casal e a filha Morgana, de três anos de idade, vão atravessar o Brasil para fazer uma verdadeira radiografia da Amazônia brasileira abordando temas variados, como pesquisas científicas, história, extrativismo, fauna e flora, bacias hidrográficas, arqueologia, populações tradicionais e outros. A pequena Morgana será personagem na série que será filmada em alta definição e exibida em 48 capítulos, a partir do ano que vem, no canal Amazon Sat.

No Acre, o programa vai abordar assuntos como a Revolução Acreana, com enfoque no herói gaúcho Plácido de Castro. Para isso, Marcelo de Paula já leu o livro Plácido de Castro, um caudilho contra o imperialismo, de Cláudio de Araújo Lima. A trajetória da extração da borracha, desde a colonização até os dias atuais, o advento da primeira fábrica de preservativos masculinos produzidos com látex natural e o modo de vida dos povos da floresta também fazem parte do roteiro da produção em solo em acreano.

Em razão de toda a questão histórica e ambiental que envolve Xapuri, o município será um dos locais no Acre onde a produção do Almanaque Amazônia passará mais tempo filmando e documentando. De acordo com Marcelo de Paula, o conjunto de informações que se encontram em Xapuri faz da cidade um dos lugares mais importantes e mais simbólicos da Amazônia.

“A cidade de Chico Mendes está repleta de raízes históricas. A vida do maior líder seringueiro do Brasil não poderia ficar fora do projeto, assim como a Reserva Extrativista Chico Mendes, que é um fruto deixado pelo ambientalista que merece destaque, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirma Marcelo.

Marcelo de Paula e Carla Mendes contarão com o apoio do governo do Acre e do município de Xapuri durante a estadia no estado. Em junho deste ano, a Código Solar Produções recebeu o diretor de Cultura e Turismo de Xapuri, Danilo Araújo, que conheceu as instalações da produtora no Rio de Janeiro, oportunidade em que reforçou o total apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município ao projeto do Almanaque Amazônia.

Diretor de Meio Ambiente e Turismo de Xapuri, Danilo Araujo, com a Editora Carla Mendes, na sede da Código Solar Produções, no Rio de Janeiro

“Diante da importância socioambiental e econômica do Almanaque Amazônia, faz-se necessária à adesão e apoio dos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas para realização da Série de TV. E, justamente por esse motivo, a Secretaria de Meio Ambiente de Xapuri está à disposição para dar todo suporte necessário ao atendimento do Projeto no Município”, garantiu o diretor.

O documentário Almanaque Amazônia também será pioneiro na neutralização do carbono. O gás carbônico emitido pelos veículos que vão percorrer essa quilometragem, pelos deslocamentos de barcos, aviões e helicópteros será neutralizado com o plantio de mudas de árvores nativas dentro da área de atuação do canal Amazon Sat. Para realizar a carboneutralização, o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) fará o calculo da quilometragem percorrida e escolherá a melhor época para o plantio levando em conta a sazonalidade da região.

Phelippe Daou Jr. - Diretor Executivo Amazon Sat e Marcelo de Paula selam parceria de co-produção para a série de TV Almanaque Amazônia.

Nenhum comentário: