quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fábrica de Tacos retoma funcionamento

P9250329

Aos poucos, a Fábrica de Tacos de Xapuri está retomando o funcionamento depois de meses de inoperância. O empreendimento de quase 40 milhões de reais foi incorporado, no ano passado, com a autorização da Assembleia Legislativa, ao patrimônio da  Agência de Negócios do Acre (ANAC), uma sociedade de economia mista da qual o governo do Estado também é acionista.

A nova responsável pela fábrica, que agora se chama Complexo Industrial Florestal, é a empresa Hevea, que já firmou contrato de comercialização de madeira manejada, através da Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta), com a Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (Amoprex).

A Amoprex acaba de ser autorizada a colocar em prática cerva de 60 planos de manejo na Resex-CM. É a primeira área de conservação no Brasil a ser licenciada para a exploração de recursos madeireiros. A autorização foi emitida pelo ICMBio depois de um processo que se arrastou por mais de oito anos, tendo como interessados a população extrativista e o governo do Acre.

A nova gestão da fábrica, segundo o representante da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) em Xapuri, Renato Farias, estabelecerá uma cadeia entre vários setores da economia florestal. “É um projeto do governo que precisa continuar funcionando e gerando empregos no município”. 

Além de produzir e comercializar madeira para pisos, a Hevea também fornecerá matéria-prima proveniente dos planos de manejo aos marceneiros do município que passarão a desenvolver suas atividades no Polo Industrial de Xapuri. Atualmente, a fábrica está funcionando com 70 funcionários, mas deve chegar à casa dos 140 a partir do ano que vem.

Nenhum comentário: