sábado, 29 de setembro de 2012

Jogo sujo

Tucanos lançam mão de mentira deslavada para levar vantagem em Xapuri

Representantes da coligação Juntos Para Mudar Xapuri, liderada pelo PSDB, se utilizaram de um site denominado Acre Alerta para propagar uma informação caluniosa contra o governo do Estado. A tentativa de engodo se deu nesta sexta-feira (28) depois que se tornaram públicas as informações sobre a mudança de endereço do parque de transmissores da Rádio Educadora de Xapuri, componente do Sistema Público de Comunicação do Acre.

Os tucanos acusam o governo de mandar retirar do ar a única emissora de rádio existente no município com o objetivo de prejudicar o candidato do PSDB à prefeitura, Marcinho Miranda, quando nada do que se afirma corresponde minimamente à verdade. O fato é que se baseiam em informações propositadamente mal interpretadas para criar um clima de denuncismo barato e tumultuar uma eleição que aparenta começar a lhes escorrer pelos dedos como grãos de areia.

Eis a nota a la Pinóquio, na íntegra:

“Numa tentativa de fragilizar o candidato do PSDB em Xapuri, na última semana de campanha eleitoral, o governo do PT vai tirar do ar a principal rádio da cidade. O tucano Marcinho Miranda é apontado como o favorito para comandar uma das principais cidade do Acre e berço político do PT. Como na cidade não há emissoras de TV, as rádios são o principal meio de divulgação da propaganda eleitoral obrigatória.

Segundo o governo, a rádio vai ficar fora do ar por problemas técnicos, para a troca dos transmissores. O PSDB considera a retirada da rádio do ar uma sabotagem do governo, para prejudicar Marcinho. Segundo integrantes do partido, os eleitores da zona rural serão os principais prejudicados. Além disso, a saída brusca da emissora atrapalhará os trabalho do TRE na emissão de comunicados ou avisos para os eleitores”.

Nada disso é verdade, a Rádio Educadora 6 de Agosto não foi e não será retirada do ar antes das eleições. Tudo não passa de um velho jogo da vitimização, de enganação e de falta de caráter.

O que ocorre é que nesta semana desembarcou em Xapuri uma equipe do Deracre – Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre – para dar início às obras de transferência de local das torres de transmissão da referida emissora de rádio por exigência da Aeronáutica, que não aceita mais a presença das estruturas metálicas nas proximidades da pista de pouso da cidade, uma pendenga que se arrasta há anos.

Ao ser informado da iminência dos trabalhos, este blogueiro, que por acaso é o atual responsável pela emissora, entrou em contato com o gerente administrativo da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Luc Lima, comunicando que a rádio não poderia sair do ar para a realização das obras em decorrência do período eleitoral. Solicitei a ele que ofício fosse encaminhado à direção do Deracre dando ciência do impedimento. Em seguida, deixei o secretário Leonildo Rosas a par das informações via Facebook (clique na imagem abaixo e leia).

image

Em diálogo com o engenheiro responsável pelos serviços, ponderei que apesar do impedimento de a emissora ser retirada do ar de maneira permanente, os procedimentos prévios para a remoção das torres poderiam ter andamento, com a possibilidade de ocorrerem alguns desligamentos da rede de alta tensão, por medida de segurança, o que resultaria na desativação momentânea dos transmissores, desde que o Horário Eleitoral Gratuito não fosse prejudicado.

Os serviços começariam a ser executados na próxima segunda-feira (1), mas alegando temer haver algum prejuízo para a propaganda eleitoral no rádio, o advogado da coligação Juntos para Mudar Xapuri, Edinei Muniz, entrou em contato com a direção da emissora para se informar melhor dos fatos e considerou a possibilidade de fazer uma representação para que nenhum serviço que pudesse colocar em risco o funcionamento da emissora fosse realizado no período que antecede a eleição.

Concordando com a argumentação do assessor jurídico da aliança política encabeçada pelo PSDB, me comprometi em não permitir que qualquer serviço fosse efetuado nas imediações dos transmissores. Antes disso, porém, o advogado havia me consultado sobre a situação, também via Facebook, como o leitor pode confirmar clicando na imagem abaixo. De maneira honesta e transparente, neguei que a emissora seria retirada do ar e ofereci explicações sobre os procedimentos relacionados à transferência das torres.

image

Comprometi-me também em encaminhar ao advogado uma cópia do ofício enviado pela Secom ao Deracre. No entanto, a julgar pela pressa com que levaram ao ar uma versão mentirosa, é quase certo que nenhuma explicação seja suficiente para aplacar a sede de se criar um factoide em plena reta final das eleições. Infelizmente, o jogo sujo, o vale tudo e a falta de senso de justiça continuam a dar as cartas na política local.

Nenhum comentário: