quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Democracia é respeito

Deputado Manoel Moraes

Como todos sabem nosso grupo político lançou Wagner Menezes (PSB) para concorrer por uma terceira via a eleição em Xapuri e o fizemos por acreditar no preparo pessoal de Wagner e por saber que ele é uma pessoa brilhantemente capacitada para a política; infelizmente não fomos bem sucedidos em nossa empreitada.

A eleição de Xapuri em 2012 foi uma das mais difíceis para uma terceira via como era o caso de Wagner que disputava com Marcinho Miranda (PSDB) dono de uma forte memória eleitoral e Bira Vasconcelos (PT), atual prefeito, além de João Jorge (PV). Apesar de terem sido quatro nomes todos sabem que esta eleição foi tipicamente plebiscitária, onde a população de Xapuri entendeu que teria que votar por uma pessoa ligada ao governo ou alguém ligado à oposição.

Foi uma eleição em que o entendimento do eleitor foi de que teria que votar pela mudança ou pela continuidade. É importante ressaltar também que no cenário político acreano de 2012 nenhuma candidatura de terceira via saiu vitoriosa, nem em Rio Branco nem em Brasiléia, tão pouco em Xapuri.

Todavia, considero precipitados os comentários maldosos dos que dizem que meu capital político foi reprovado diante da não vitória de Wagner Menezes nesta disputa. É no mínimo precipitado dizer isso, afinal de contas é próprio da democracia que haja derrotas também, mas dizer isso nos termos que é falado equivale dizer que Fernando Melo (PMDB) perdeu capital politico ou que o senador Sérgio Petecão teve o prestigio reduzido por conta de não ter elegido algumas candidaturas que ele apoiava.

A matemática política não é e jamais foi tão simplista assim. É preciso que levemos em consideração muitas outras coisas. Quando à minha reeleição quem dirá se ela é ou não viável será o tempo e o povo que me julgará nas urnas. O espaço democrático estar aberto para qualquer outro que deseje se candidatar, eu, todavia, continuarei minha jornada com humildade e respeito pelo contraditório.

Meu comentário: O deputado não me solicitou a publicação do texto acima. O fiz por iniciativa própria por entender que o debate a respeito de qualquer tema é válido apenas e tão somente quando todas as partes têm a oportunidade de expor suas ideias e convicções. Os comentários que fiz sobre o encolhimento do capital político do parlamentar não são maldosos ou caluniosos, mas simplesmente a expressão livre e constitucional do que penso com base em um fato real e palpável, que foi parca votação de um partido do qual o deputado é a grande - e única – liderança local. Democracia é respeito sim, acima de tudo à liberdade de manifestação e opinião.

Nenhum comentário: