quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"Brincar é condição fundamental para ser sério"

A frase que dá título à postagem é atribuída a Arquimedes de Siracusa, um grego prodigioso que foi matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo. Arquimedes foi um cientista tão extraordinário que influenciou gênios como Galileu Galilei e Isaac Newton, dois dos nomes mais relevantes da história da ciência moderna.

Escolhi a frase de Arquimedes para dizer que o tom irônico, às vezes sarcástico, de alguns textos que aqui escrevo não têm a intenção de maltratar ou ridicularizar ninguém. Trata-se apenas de bom humor, uma certa dose de pilhéria, como recurso para tornar o texto mais leve e a leitura mais agradável e prazerosa. Apenas isso.

Não que eu seja mais que um mero escrevinhador de lacônicas notas, longe disso; mas penso que uma pitada de graça melhora qualquer arremedo de escrita. Se entre seus cálculos e escritos fenomenais sobre equilíbrio dos planos e medidas do círculo, o próprio Archimedes encontrou espaço para o ludismo, por que razão sermos diferentes?

Já ouvi alguém dizer que é candidato a doido quem se leva a sério demais. E que na melhor das hipóteses o sujeito que faz isso chegará a suplente de bobo. Pessoas sem um pingo de senso de humor correm o risco de levar toda a vida afogadas em mágoas, melancolia e depressão. Rir é sempre uma ótima saída para as muitas situações impostas pela sisudez do dia-a-dia.

Nenhum comentário: