quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

DSC01363

A Fábrica de Preservativos Masculinos Xapuri – Preservativos NATEX – está participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2012 - realizada em Brasília e também em vários municípios brasileiros no período de 15 a 21 de outubro com o Tema: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o objetivo do evento será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

Durante o evento estão sendo promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com o tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

Em Brasília, a Natex está apresentando seu produto e tecnologia no Stand da ABIPTI – Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação. Um público estimado 200 mil pessoas visitará as 96 instituições públicas e privadas de todas as regiões do país que participam do evento na capital federal.

A exposição contempla tanto instituições de âmbito escolar quanto de pesquisa, indústria, produção de alimentos e manutenção dos processos.

“É muito bom representar nossa Fábrica de Preservativos em um evento como esse, onde o tema é a sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. Estamos recebendo um público diverso e especializado composto de estudantes e profissionais de diversas instituições de pesquisa, além do público em geral. Sabemos do desafio que temos e da nossa responsabilidade de contribuir com a promoção da saúde da população brasileira no âmbito das ações de prevenção às DST´s, HIV/AIDS e Hepatites Virais desenvolvidas pelo Ministério da Saúde e o desenvolvimento do Estado do Acre através da produção de preservativos masculinos com base nos princípios da sustentabilidade, preservando e valorizando nossas florestas e nossa população” afirma Dirlei Bersch, Diretora Executiva da NATEX/FUNTAC.

Waldemar Rodrigues de Araújo Filho, engenheiro de produção representando o SENAI-Bahia, ao conhecer a exposição da Natex afirmou:

“o que mais chamou minha atenção foi a representatividade do empreendimento junto às comunidades extrativistas do Estado do Acre, a importância da abrangência e dos ganhos econômicos proporcionados aos extrativistas pela Fábrica de Preservativos”.

Criada em 2004, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento, além de despertar na população a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Desde a primeira edição, a semana nacional obtém participação crescente de estudantes, professores, instituições e municípios.

Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.

A 9ª SNCT está tendo atividades em todas as regiões do país, mobilizando diversos parceiros como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.

A programação completa do evento nas diversas cidades do país pode ser vista no endereço http://semanact.mct.gov.br.

Nenhum comentário: