terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Acre fecha agenda de seminários regionais

Convite Seminário Coep AC

Na próxima quarta-feira (12) o COEP/Acre realiza o último seminário deste ano, de uma série de encontros realizados, desde outubro, por 11 dos 14 COEP estaduais e municipais da rede nacional.  O objetivo é aprofundar o debate sobre as principais questões que afetam as populações vulneráveis no Brasil depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e cumprir uma agenda estratégica de mobilização proposta pelo COEP Nacional.

Com organização da secretária-executiva do COEP/AC, Cleísa Cartaxo, o evento em Rio Branco (AC) terá como tema o "Desenvolvimento Sustentável em tempos de Mudanças Climáticas: Acre Pós Rio+20". Contará com a participação da secretária-executiva do COEP Nacional, Gleyse Peiter, que irá abrir o evento falando sobre o papel da cidadania ativa na construção do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Também falarão na abertura o chefe-geral da Embrapa Acre e presidente do Conselho Deliberativo do COEP/AC, Judson Valentim; e o diretor de operação da Eletrobras Distribuição Acre, Celso Matteus.

Serão palestrantes do painel "Saneamento Ambiental" o secretário de Desenvolvimento e Gestão Urbana da Prefeitura de Rio Branco, José Otávio Parreira; e a diretora de Saneamento do DEPASA, Dannya Coutinho. E no painel "Economia Sustentável", irão falar o diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Luiz Augusto Azevedo; e o diretor-executivo da Floresta Desenvolvimento de Projetos LTDA, Marckus Brose (confira a programação).

O seminário do Acre acontece no auditório da Eletrobras Distribuição Acre, situado na Rua Valério Magalhães nº 226, bairro Bosque, Rio Branco.

Seminários COEP pelo Brasil - O processo de mobilização dos COEP estaduais e municipais teve início em agosto deste ano, quando o COEP Nacional realizou, no Rio de Janeiro, o seminário nacional "Brasil Pós Rio+20: o Papel da Cidadania Ativa na Construção do Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza". A atividade recebeu representantes da rede COEP em âmbito nacional, estadual e municipal.

Em seguida, iniciou-se a agenda de eventos nos COEP estaduais e municipais, para que o seminário nacional pudesse ser replicado localmente, por meio da abordagem de um, entre dois temas propostos: "Rio+20 e Eventos Climáticos Extremos e populações Vulneráveis: Estamos Preparados?"; ou "Rio+20 e Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza".

O primeiro seminário regional aconteceu no dia 23 de outubro, realizado pelos COEP Contagem e Minas Gerais. Em novembro, realizam seus seminários os COEP estaduais de Pernambuco (13), Paraíba (20), Goiás (23), Rio Grande do Sul (26), Ceará (27), Mato Grosso do Sul (28). No COEP Roraima, o seminário aconteceu em 4 de dezembro e em Limoeiro, no dia 5.

Materiais diversos sobre os eventos regionais estão disponíveis na página do COEP Nacional. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação - COEP Nacional.

Nenhum comentário: