sábado, 8 de dezembro de 2012

Fato

Postado por Cleiber e Géssica no Facebook:

“Sou um morador de Rio Branco e, agora também, um frequentador de Xapuri, pois minha esposa é uma filha desta terra.

Desde setembro achei peculiar em Xapuri as pessoas andando praticamente no meio da rua o que me incomodava um pouco, confesso eu. Achava que isso era um hábito, uma característica cultural. Engano meu. Andar nas ruas, competindo com os carros, é uma necessidade, uma condição forçada às pessoas.

Em Rio Branco eu tenho o hábito de fazer minhas caminhadas nos parques, nas calçadas e nos centros comerciais, pois existem essas estruturas apropriadas ao pedestre.

Recentemente, quando eu fui fazer essas atividades aqui em Xapuri, notei aquilo que é óbvio para um pedestre daqui, mas que não é tão obvio assim para um condutor de veículos, que é o meu caso, que Xapuri é extremamente carente de calçadas, e também de redes de esgotos.

Nessas condições precárias, os carros que transitam na cidade, praticamente “passam por cima” dos pedestres, o que também não os culpo por isso, e o que me preocupa mais, é ver as crianças, e bem pequenas até, andando ou brincando pelas ruas, ou se deslocando para a escola em meio a esses carros.

Já tive notícias que os acidentes, os atropelamentos, são comuns, e eu, como cidadão, estou aqui externando esse pequeno manifesto às demais pessoas, aos amigos e, espero eu, às autoridades políticas, para que tomem uma iniciativa incisiva, para solucionar esse problema da falta de calçadas e de saneamento básico, serviços estes que são essenciais à sociedade, em especial, à sociedade xapuriense”.

 

Um comentário:

Luis Celso Lula dos Santos disse...

Quando cheguei ao Acre e fui morar em Rio Branco também fiz um comentário análogo ao que agora fez o Cleiber e Géssica. Jorge Viana era da FUNTAC e conversamos a respeito do assunto. Anos depois com o Jorge eleito Prefeito de Rio Branco consegui ir a pé do bairro Tropical até o centro da Cidade caminhando em calçadas. Aí a oposição de uma forma depreciativa cunhou o Jorge Viana de "Jorge Calçadinha". É o que eu tinha para registrar.