quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Olimpíadas de Língua Portuguesa

Um aluno e uma professora de Rio Branco (AC) estão entre os vencedores nacionais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O estudante de Rio Branco (AC) Paulo Renan de Souza Figueiredo e sua professora Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio estão entre os 20 vencedores nacionais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cuja final foi realizada em Brasília. O estudante concorreu com outros três milhões de alunos da rede pública participantes desta terceira edição da Olimpíada, que alcançou 5.092 municípios brasileiros. 

A Olimpíada é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O programa tem como objetivo formar professores para estimular a leitura e desenvolver competências de escrita nas escolas públicas brasileiras

Participaram alunos de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os alunos de 5º e 6º anos no gênero Poema, os de 7º e 8º anos desenvolvem textos do gênero Memórias Literárias, 9º ano do ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio trabalham o gênero Crônica. Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio produzem Artigos de Opinião. Ao longo do ano, houve cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional.

Durante o ano, os professores das escolas participantes passaram por um processo intenso de formação. Para tanto, as escolas públicas de todo o país receberam a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais, utilizado com os alunos no horário regular de aulas. A Olimpíada tem como tema O Lugar Onde Vivo, que proporciona aos estudantes uma reflexão sobre sua própria realidade.

Premiação: Aos 20 alunos e professores vencedores da etapa nacional recebem medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.

Rio Branco/Acre
Título: O HAITI É AQUI
Aluno: PAULO RENAN DE SOUZA FIGUEIREDO
Professor: MARIA IRACILDA GOMES CAVALCANTE BONIFÁCIO
Escola: ESC. PROF. JOSE RODRIGUES LEITE

Informações: Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social.

Nenhum comentário: