quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Xapuri não quer mais do mesmo

E-mail enviado por um leitor que por preferir se manter no anonimato terá seu nome preservado, mesmo que seu comentário seja muito pertinente e bem-vindo:

Caro Raimari,

Gosto de me manter informado do que acontece em Xapuri, por isso acompanho seu blog há muito tempo.

Acho louvável sua coragem para expor suas ideias, mesmo em situações críticas, que tem te colocado a mercê de questionamentos judiciais. Fiz um comentário em seu blog mas não tenho nenhum interesse em transformá-lo em discussão, até porque prefiro me manter no anonimato.

Apesar de andar pouco em Xapuri e, de como você, apoiar o PT, não vi motivos que justificasse a reeleição do atual prefeito, mas isso não mostra que o povo precisava de mudanças e sim de mais ação, de alguém que tivesse uma postura menos técnica e mais política.

Infelizmente, com o baixo nível de consciência política que temos, nisso também estou me incluindo, os nossos representantes acabam tendo a nossa cara, pois somos nós quem os elegemos.

No caso do câmara, se for feita uma análise fria e distante como a que faço, vai “virar e mexer” e tudo continuar como está, porque nesse quadro político que está posto, tudo acaba funcionando por questões de conveniência. Por outro lado, não dá pra defender mudanças na câmara se você defendia a reeleição.

Meu comentário:

Caro leitor,

Meu desejo é que todos os comentários sejam transformados em discussão saudável e democrática. Sem isso, escrever um blog não faz o menor sentido. Mas, vamos lá.

Sendo o mais sincero e imparcial possível, vejo na conjuntura política de Xapuri pontos positivos e negativos tanto em Bira Vasconcelos como prefeito quanto em Marcinho Miranda como jovem político cuja determinação era chegar à prefeitura, como chegou. Minha opção por Bira começava pela questão partidária (sou petista, sim) e terminava pela convicção de que ele era o melhor nome entre todos os que se apresentaram.

Para mim, a vitória de Marcinho foi uma manifestação clara do desejo de mudança por parte da população. E lhe digo que mesmo aqueles que defenderam o nome de Bira para a reeleição, incluindo eu mesmo, o fizeram esperando mudanças na sua maneira de administrar.

Vejo contradição quando você diz que “o povo não precisa de mudanças e sim de mais ação”. Ora, isso, em si, já é uma necessidade de mudança. “Mais ação”, você disse, denotando que a ação de Bira, mais técnica, foi insuficiente e não agradou. O povo quis e mudou para o mais político, o Marcinho. Se ele agradará, serão outros quinhentos.

Discordo de você também quando diz que os políticos têm a nossa cara porque somos nós quem os elegemos. Para mim isso soa conformista e moralmente auto-ofensivo. O mesmo conformismo fica evidente no último parágrafo quando você diz: “No caso do câmara, se for feita uma análise fria e distante como a que faço, vai “virar e mexer” e tudo continuará como está, porque nesse quadro político que está posto, tudo acaba funcionando por questões de conveniência”.

Defender um ou outro candidato à prefeitura faz parte do jogo democrático e não traz qualquer prejuízo à cidadã intenção de defender mudanças numa câmara de vereadores politicamente arcaica, ignara de suas verdadeiras funções e que há décadas se presta apenas ao proselitismo político e a empurrar com a barriga os problemas do município que estão sob sua prerrogativa fiscalizadora. E desse “mesmo”, Xapuri não quer e não precisa mais.

No mais, meu caro, fico feliz e grato por ser leitor do blog e pretendo continuar contando com suas visitas e comentários.

Grande abraço.

Nenhum comentário: