quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prefeito sorriso

Marcinho Miranda

A primeira sensação que tive ao entrevistar o prefeito eleito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), na manhã desta quinta-feira (27), em meu programa de rádio, foi a de estar diante de um menino prestes a ganhar seu primeiro brinquedo. A força de expressão refere-se, obviamente, ao entusiasmo e ao brilho nos olhos que o jovem de 37 anos, nascido no estado de Rondônia, não se esforça para conter a 4 dias da tão esperada posse, que ocorrerá em 1º de janeiro.

Na sua caminhada para chegar à prefeitura de Xapuri, Marcinho Miranda já foi chamado de “garoto sorriso” e a imagem que ilustra a postagem mostra bem a razão. E foi com a sua principal marca e com bastante bom humor que o novo prefeito falou sobre vários assuntos, desde o processo de transição à festa da posse, que será realizada no ginásio Álvaro da Silva Mota, às 19 horas, com a passagem da faixa, ato simbólico que não ocorre há 16 anos.

Entre os principais pontos abordados na entrevista, Marcinho falou sobre a maneira tranquila como se desenrolou o último processo eleitoral. Para ele, a população de Xapuri demonstrou um grande amadurecimento político, os candidatos e partidos em sua maioria se comportaram dignamente e a Justiça Eleitoral coordenou de maneira irretocável todo o processo que resultou, em suas palavras, numa grande e bela festa da democracia.

A respeito da transição, Marcinho Miranda afirmou que houve demora para o início do processo, principalmente em decorrência da realização do 2º turno eleitoral em Rio Branco, mas que a partir de então as equipes designadas para esse trabalho passaram a atuar. Segundo o futuro prefeito, a situação em que receberá a prefeitura é razoavelmente boa, mas aguarda que algumas pendências junto ao SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – sejam sanadas até a transmissão do cargo pelo prefeito atual.

Sobre as expectativas, o prefeito eleito afirmou que são enormes. Tanto a dele próprio e de sua equipe de governo como aquela que vem do anseio da população por melhorias imediatas. “Estamos cientes da grandeza de nossa responsabilidade e prontos para correspondermos às expectativas da nossa população. Sabemos também das dificuldades, mas estamos otimistas para fazer a melhor administração da história de Xapuri”, afirmou.

Questionado sobre os grandes desafios que vislumbra, citou a saúde, a educação e a assistência social como os eixos de sua administração. Mas demonstrou uma grande preocupação com o setor rural, principalmente no que diz respeito à trafegabilidade dos ramais. Para atender com precisão a essas demandas, disse que será fundamental a parceria com o governo do Estado. “Já conversei três vezes com o governador Tião Viana e nossas expectativas são as melhores”, avaliou.

A equipe de governo de Marcinho Miranda já está pronta e deverá ser anunciada oficialmente nesta sexta-feira (28). Incialmente, serão nomeados apenas os cargos de 1º e 2º escalões, ficando o 3º escalão para um momento posterior. De acordo com o prefeito eleito, o novo time terá metas estabelecidas para os primeiros 90 dias de administração e que mudanças poderão acontecer logo no inicio do mandato caso os objetivos iniciais não sejam atingidos.

Antes de encerrar a conversa, Marcinho negou que hajam brigas e desentendimentos em sua equipe, como, segundo ele, se comenta pela cidade. “Nem durante a campanha estivemos tão unidos e focados na responsabilidade que temos pela frente. Essas conversas são puro burburinho”, afirmou. Com relação ao vice-prefeito eleito, Ailton Menezes, disse que jamais viu tanta sintonia. “Quando penso uma coisa, ele já imagina do que se trata”, completou.

Pelo que se percebe, Marcinho realmente tem motivos para sorrir. Vou, inclusive, tomar a liberdade de mudar sua alcunha para “prefeito sorriso”. Torcendo, com a mais profunda sinceridade, para o sucesso de sua gestão, para que Xapuri avance sempre e para que daqui a 4 anos o mesmo sorriso franco e aberto continue estampado em seu rosto. E ainda que os cabelos brancos não tomem conta de sua cabeça como aconteceu com Bira Vasconcelos.

Nenhum comentário: