terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Caos no mercado

P1080015

É caótica a situação do pátio do Mercado dos Colonos de Xapuri. O espaço foi transformado em área de livre comércio por uma dezena de bolivianos que ali comercializam uma infinidade de quinquilharias sem sofrer qualquer importunação por parte das autoridades brasileiras.

Amontoadas, as bancas atrapalham o desembarque das feiras e atrapalham a circulação de pessoas. O ambiente já incorporou o espírito daqueles locais sujos e rotos que são comuns em vários pontos da cidade de Cobija.

Negligenciado durante toda a administração passada, o pepino cai agora no colo do novo prefeito, Marcinho Miranda, cujas promessas de campanha contemplam de maneira destacada a melhoria de condições para a atividade dos produtores rurais, os legítimos donos do mercado. 

Mas o problema não pertence apenas à administração municipal. A Receita Federal, que aperta leoninamente os turistas brasileiros que visitam o departamento vizinho de Pando, na Bolívia, faz vista grossa para o contrabando e o descaminho que é praticado em praça pública.

Comerciantes de Xapuri, escorchados pela dura política tributária do país, se sentem prejudicados com a situação e já fizeram, em vão, várias solicitações de providências às autoridades municipais e estaduais, através da Associação Comercial do município.

Fiz a imagem acima na manhã desta terça-feira e flagrei, entre badulaques e penduricalhos, uma mulher dormindo tranquilamente na calçada do Mercado dos Colonos, cuja aparência não deixa de passar aos seus visitantes uma impressão de desleixo e descaso com a coisa pública. 

Um comentário:

Magao disse...

Na verdade eu como brasileiro e como todos não seram diferentes, discordo plenamente com a pemanência dos patrício em nossa cidade com seu trabucos pindurucalhos vendendo sem pagar imposto nenhum, isso é ruim para o nosso comécio que paga seus impostos e nos atrapalha muito e ainda são abusados, e o mesmo nós brasileiros não temos o mesmo direito de comercializar nada no país deles, pelo contrário somos todos muito mal tratados por eles em sua pátria. Portanto as autoridades locais tem que tomar urgentimente uma providência desses bolivianos em nossa cidade atrapalhando e tomando conta primeiro.. do mercado dos colonos o qual os própios colonos não estão tendo mais espaço pra colocar seus produtos para fazerem suas vendas, sei que todos somos seres humanos também os bolivianos, mais que eles fiquem la no cantinho deles e a gente fiquemos no que é nosso. As autoridade que falo não é só o poder executivo não e sim o judiciário e legislativo, todos são responsáveis por esse problema