sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cápsula do tempo

IFAC dá início à reforma e ampliação do Campus de Xapuri

Sérgio Flórido

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC – realizou nesta sexta-feira, 25, às 10 horas, a solenidade de lançamento da pedra fundamental da reforma e ampliação do Campus Xapuri, obra na qual serão investidos R$ 5,8 milhões.

Com os serviços que deverão ser concluídos em 450 dias, o prédio que foi doado ao IFAC pelo Município e pelo Estado em dezembro de 2010 ganhará mais salas de aulas, banheiros, auditório para 250 pessoas, biblioteca, espaço criança e estacionamento.

No ato desta sexta-feira, entre apresentações de um coral organizado pela instituição e discursos de convidados, foi enterrada uma “cápsula do tempo” - recipiente contendo mensagens de professores e alunos, fotografias e outros registros, que será aberto em 2120.

O diretor-geral do IFAC, professor Sérgio Guimarães Flórido (foto), que se emocionou bastante durante a apresentação do coral, afirmou que o objetivo do instituto é atender cada vez melhor a uma quantidade cada vez maior de pessoas em Xapuri.

O IFAC tem causado uma revolução na oferta de conhecimento no município de Xapuri, que até 2010 não possuía qualquer alternativa regular de formação para quem concluísse o ensino médio. Hoje, o alunado local está tendo acesso a cursos técnicos, superiores e formações iniciais e continuadas.

Biotecnologia (integrado), Meio Ambiente (subsequente), Agroecologia (subsequente), Química (proeja), Administração (EaD) e Serviços Públicos (EaD) são os cursos técnicos que estão sendo ofertados atualmente.

No nível superior, o IFAC está oferecendo os cursos de Gestão Ambiental (tecnólogo) e Ciências Naturais/Química (licenciatura). A instituição de ensino não para nem mesmo nas férias. Atualmente, O IFAC está oferecendo 11 cursos de verão com mais de 360 vagas oferecidas.

Para pessoas que trabalham com restaurantes, padarias, lanchonetes, pizzarias, ambulantes, cantinas ou locais afins está sendo oferecido o curso de “Boas Práticas Para Manipuladores de Alimentos”, com a professora de Engenharia de Alimentos, Guiomar Almeida S. Diniz.

Para docentes da rede pública municipal e estadual de Xapuri está sendo ministrada a oficina “Como melhorar o IDEB da escola: Uma discussão pertinente para a melhoria da qualidade da Educação” com as professoras Maria Anunciata Fernandes e  Sandra Santos da Costa.

Pessoas que estão cursando o 3º ano do Ensino médio ou os que já concluíram estão aproveitando o curso “Redação para o ENEM” com a Prof.ª Milena da Silva Carvalho.

Para quem tem o ensino fundamental completo estão sendo oferecidos os cursos de “Raciocínio Lógico”, com o Prof. Paulo José S.Pereira, “Operador de Computador”, com Thiane Marques Torquato, e mini curso de Inglês com a Prof.ª Norma Sueli.

Quem sabe ler e escrever pode também participar da oficina “Introdução a Teoria Musical”, com o Prof. Raildo Brito Barbosa. “Leitura e  Conversação em Língua Espanhola” com a Prof.ª Wilianice Soares Maia.

Estão sendo aplicados ainda os cursos de “Princípios Básicos da Nutrição Animal” com o Prof. Liandro Torres Bezerra, “Curso Básico de Libras” com a Prof.ª Cibelle Eurídice A. Souza e  “Brincando com a Física” com o Prof. Pedro Henrique da Conceição Silva.

Com a reforma e a ampliação do Campus Avançado de Xapuri, a expectativa é de que a oferta de cursos aumente significativamente nos próximos anos. Da mesma maneira que a cápsula do tempo enterrada na solenidade de hoje, o IFAC está plantando conhecimento e transportando qualificação para o futuro.

Nenhum comentário: