sábado, 12 de janeiro de 2013

Castanha em baixa

9203

A Festa de São Sebastião em Xapuri terá neste ano um componente negativo do ponto de vista econômico e comercial: o baixo preço da castanha. Tradicionalmente, a movimentação de pessoas e de dinheiro na cidade que tem o soldado romano que se tornou santo como padroeiro possui relação direta com a força das atividades extrativistas como a borracha e a castanha.

Preço baixo desses dois produtos significa queda também nas vendas do comércio local e dos tradicionais marreteiros que, independentemente de qualquer situação, comparecem a Xapuri todos os anos para participar de uma das maiores manifestações religiosas do Acre. A situação também gera desemprego no setor que esteve aquecido nos anos de 2010 e 2011.

A Caex - Cooperativa Agroextrativista de Xapuri - ainda não comprou sequer uma lata de castanha em 2013. A Cooperacre - Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre – dispensou quase a totalidade do quadro de funcionários da Usina de Beneficiamento Chico Mendes no fim do ano passado. Não há previsão de inversão no cenário de crise em curto prazo.

Sem preço definido até o momento, a lata de 10 quilos da castanha não atinge hoje valor superior a R$ 8,00 no seringal ou R$ 10,00 na cidade. Na próxima segunda-feira (14) publicarei postagem sobre o assunto que tem causado preocupação entre centenas de pessoas ligadas de alguma maneira com a coleta da castanha no município de Xapuri.

Nenhum comentário: