segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dificuldades e otimismo

P1140021

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), falou hoje sobre os primeiros dias da nova administração. Em entrevista à Rádio Educadora, relatou as dificuldades de início de mandato, mas afirmou que as coisas já estão dando certo no começo de sua gestão.

As principais dificuldades se referem às condições do maquinário da prefeitura, que segundo ele está em mau estado, e à falta de logística para preparar melhor a cidade para a festa do santo padroeiro, São Sebastião, que já está em andamento e tem seu ponto alto no dia 20.

Sem alimentar a polêmica das tendas, assunto já bastante comentado em postagens anteriores, afirmou que algumas foram conseguidas junto às prefeituras de Senador Guiomard e Plácido de Castro para serem utilizadas na cobertura da praça de alimentação.

A área destinada aos marreteiros não contará com a estrutura montada nos quatro anos da última administração, mas o atual prefeito destaca algo positivo nesse fato. A responsabilidade de cada um dos comerciantes em construir suas barracas gera empregos aos carpinteiros locais.

Na área da limpeza pública, o prefeito afirmou que toda a equipe desse setor está nas ruas realizando a coleta de lixo e a capina das vias públicas. Alguns buracos na área central da cidade foram tapados paliativamente com areia e tijolos, mas estão sendo aguardados ainda para essa semana reparos em asfalto.

“Não temos ainda como fazer despesas em razão do nosso sistema tributário e de empenho estarem fechados. Temos que ter todo o cuidado com a maneira com que procedemos, porque mexer com dinheiro público é uma coisa muito burocrática e complicada”, afirmou.

Marcinho Miranda acredita que num prazo de 90 dias a prefeitura estará com plenas condições para trabalhar normalmente. Esse foi o tempo que ele deu aos secretários nomeados no dia 2 de janeiro para que os problemas sejam conhecidos e as primeiras ações implementadas.

“Dei 90 dias para a que equipe diga ao que veio. Todos deverão, nesse prazo, saber cem por cento sobre as suas respectivas pastas, sobre a importância delas, e o planejamento terá que estar sendo cumprido à risca. Se alguém não se adequar, nós ouviremos; se for necessário darmos uma segunda chance, daremos; e se for preciso tirar, tiraremos”, sentenciou.

O prefeito destacou a dificuldade que a prefeitura está tendo na área de saúde, pois os funcionários do estado, inclusive os médicos que estavam prestando serviço ao município foram devolvidos à Secretaria Estadual de Saúde no fim do ano passado. Ele informou que se reúne nesta terça-feira (15) com a secretária Suely Melo, com o objetivo de resolver a situação.

“Sem a parceria com o governo do estado o município não tem a menor condição de prestar o atendimento mais básico ao cidadão. Espero que a secretária de Saúde e o governador Tião Viana atendam o nosso apelo para que agente possa voltar a oferecer à população o serviço que a comunidade tanto precisa e merece”, completou.

Sobre a festa de São Sebastião, o prefeito Marcinho Miranda garantiu que apesar das dificuldades a prefeitura está trabalhando de maneira intensa e com muito otimismo para que a cidade receba os turistas e romeiros da melhor maneira possível, e pediu para que a população seja hospitaleira e gentil com os visitantes que já estão batendo à porta.

Nenhum comentário: