quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fim da polêmica

Prefeito de Xapuri volta atrás e fará carnaval de rua na princesinha

Marcinho Miranda

Joseni Oliveira

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, não imaginava que a decisão de não realizar em sua cidade a maior festa popular do Brasil fosse causar tanta repercussão. Na semana passada, a prefeitura havia confirmado que não realizaria a festa momesca, depois de concluir que os gastos seriam enormes e que a atual situação financeira da prefeitura inviabilizaria o evento.

Mas, os amantes e adeptos do carnaval, que não são poucos em Xapuri, iniciaram um verdadeiro bombardeio nas redes sociais – principalmente no Facebook - com postagens contra a decisão da prefeitura e pedindo a realização da festa. Também era notório o descontentamento de foliões nas conversas de esquinas e nas chamadas “rodas de amigos”.

Depois de ouvir uma enquete no programa Tarde de Emoções, apresentado por mim na Rádio Educadora 6 de agosto de Xapuri, o prefeito resolveu se manifestar. A pergunta feita aos ouvintes era: você é a favor ou contra a decisão da prefeitura de não realizar o carnaval de rua em Xapuri? Marcinho Miranda escutava o programa em seu carro quando resolveu telefonar e pedir espaço para dar boa noticia à população.

Ao chegar nos estúdios da rádio, o prefeito explicou o porquê de ter voltado atrás em sua decisão:

“Resolvemos não fazer o carnaval por que estávamos e estamos com poucos recursos para a realização da festa. As bandas estavam cobrando muito caro e o aluguel da aparelhagem também não estava em conta. Portanto, iríamos gastar além do que poderíamos nesse momento, e não podemos fazer contas altas para não poder pagar depois. Mas com a não realização da festa em várias cidades do estado, muitas bandas iriam ficar sem trabalho neste carnaval, e foi esse o grande motivo de voltarmos atrás em nossa primeira decisão. Não falarei o valor exato, mas as bandas que tocarão em Xapuri, agora virão pela metade do preço inicial, o que aconteceu também com relação à aparelhagem”, enfatizou o prefeito.

O nome das bandas que irão embalar o carnaval de rua em Xapuri ainda não foram divulgados, mas serão três: uma de Rio Branco, outra de Brasiléia e mais uma de Xapuri.

“Já estamos conversando com as bandas e está quase tudo certo para que elas venham tocar na quina carnavalesca”, disse.

Marcinho Miranda acrescentou que a preocupação agora será com relação à segurança, uma vez que Xapuri será a única cidade do Alto Acre a realizar o carnaval.

“Xapuri vai inflar durante os dias de festejo, pois muita gente vai vir de outras cidades e temos que nos preocupar em oferecer segurança a todos. Vou conversar com o comando da Polícia Militar em Xapuri e vou também pedir apoio ao Governador Tião Viana para disponibilizar um efetivo de policiais de Rio Branco para dar apoio aos de Xapuri”, finalizou.

Joseni Oliveira é locutor da Rádio Educadora 6 de Agosto e repórter do Sistema Público de Comunicação do Acre.

Nenhum comentário: