quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uma novela chamada Carnaval

Surpreso com várias postagens feitas no Facebook dando conta de que - ao contrário do que anunciou o prefeito Marcinho Miranda - haverá carnaval popular promovido pela prefeitura de Xapuri, mantive contato com a secretária municipal de Cultura, Elisângela Horácio, que não confirmou o que se tem alardeado pela rede social.

A secretária explicou que a prefeitura está tentando levantar apoio financeiro junto a empresários locais para ceder à pressão da população pela realização da festa em praça pública. Elisângela afirma que não há nenhuma garantia de que essa tentativa resultará em sucesso, apesar de muita gente já estar dando como certa a realização da folia.

A presente nota tem o objetivo de esclarecer que quando se trata de jornalismo ou bloguismo, a informação deve estar ancorada na checagem dos fatos. É isso o que diferencia notícia de boato. E a notícia que temos até o momento é a de que a prefeitura de Xapuri decidiu por não realizar o carnaval popular em 2013.

O fato de estar sendo feita uma tentativa de realizar o carnaval consiste em uma outra notícia que não prejudica a veracidade ou a confiabilidade da primeira, como alguns comentários feitos na rede terminaram, mesmo que inadvertidamente, por insinuar.

Dizem que “palavra de rei não volta atrás”, mas Marcinho Miranda não é rei, mas sim prefeito; e caso seja para o bem do povo e felicidade geral da nação, que ele volte atrás e realize o carnaval. Se estamos com dificuldades para termos o pão, que tenhamos pelos menos o circo.

Nenhum comentário: