quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bernardo Albano

“Combater o tráfico de drogas não é enxugar gelo”

P2060181

O novo promotor de justiça de Xapuri, Bernardo Fiterman Albano, 32, assumiu o cargo na última sexta-feira (2). Vindo da comarca de Feijó, onde atuou por três anos, o cearense de Fortaleza ingressou no Ministério Público Acreano em 2009, na mesma turma da promotora Diana Soraia Tabalipa Pimentel, que esteve em Xapuri durante o mesmo período, tendo sido transferida para a Promotoria Criminal de Brasiléia no fim de janeiro deste ano.

Em Feijó, o promotor Bernardo Albano conseguiu grande avanço no combate ao crime organizado, em especial ao tráfico de drogas, onde atuou na Operação Divisor, que desarticulou uma quadrilha que agia na região do Juruá. Lá, também ganhou destaque no combate à corrupção, tendo denunciado por ato de improbidade administrativa o prefeito Raimundo Ferreira Pinheiro, o “Dindim”, que entre outras estripulias contratava sem licitação.

Na tarde desta quarta-feira (6), o promotor recebeu este blogueiro em seu gabinete para uma conversa informal e para reafirmar a “parceria” que os últimos promotores de justiça que passaram pelo município têm mantido com a imprensa local. “As emissoras de rádio tem uma possibilidade muito grande de contribuir com o trabalho do Ministério Público porque mais do ninguém estão em contato com a população e suas necessidades”, disse.

Notadamente centrado na questão da segurança pública, com foco no combate ao tráfico de drogas, o promotor diz, no entanto, que nenhum área de atuação do MP ficará desguarnecida em razão do seu perfil. “Numa cidade como Xapuri, onde há apenas uma promotoria, o promotor tem que cuidar de tudo, principalmente tendo uma preocupação muito grande com os problemas relacionados aos direitos da criança e do adolescente”, afirmou.

O promotor se mostrou preocupado com as ocorrências registradas no começo deste ano, quando em apenas um mês foram perpetrados dois homicídios contra apenas um ocorrido no ano passado. Apesar disso, ele tranquilizou a população do município afirmando que não existe nenhum indício de uma escalada de criminalidade em Xapuri. “Não há razão para temer que fatos como esses se tornem rotineiros, mas é necessário que se intensifiquem as medidas preventivas”.

Bernardo Albano confessou gostar de combater o tráfico de drogas. “É um campo de atuação ao qual dedico especial atenção porque é a droga um dos principais fatores desencadeantes de outros tipos de crimes, como arrombamentos e furtos, e de outros mais graves como o estupro e o assassinato da garota Maiquele, morta pelo Pitbull (Jaisson Moreira de Moura), que havia fumado crack antes de cometer esse ato injustificável.   

Para o representante do MP, que acaba de ser promovido de promotor substituto a titular, combater o tráfico de drogas não é o mesmo que enxugar gelo, como se costumou dizer no meio policial. Ele afirma que o Estado tem o dever de continuar enfrentando o crime organizado com determinação e eficiência. “Não podemos nos omitir e muito menos demonstrar fraqueza diante do crime. Doa a quem doer temos que fazer o nosso trabalho”, encerrou.

Nenhum comentário: