terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Câmara em ação

P2190296

O Legislativo-mirim de Xapuri realizou nesta terça-feira (19) a segunda sessão ordinária do ano. A primeira, realizada na última sexta-feira (15), definiu as comissões permanentes da câmara e ofereceu uma mostra do que será o atual ano legislativo: uma desigual queda de braço entre as bancadas de oposição, composta pelos quatro vereadores do PT, e de situação, também formada por quatro vereadores – três do PMDB e um do PSDB.

A desigualdade está na aliança de última hora estabelecida entre um vereador de partido de esquerda, Gessi Capelão, do PSB, com peemedebistas e tucanos, o que além de isolar os petistas, que ficaram fora da mesa diretora, também os alijou de assumir funções nas duas principais comissões: Legislação, justiça e redação final e Finanças e orçamento, que serão comandadas pelos vereadores Iran Vasconcelos e Celso Paraná, do PMDB.

O que se viu na sessão de hoje foi a determinação da bancada petista em cobrar promessas de campanha feitas pelo prefeito Marcinho Miranda. O mais enfático deles, Chiquinho Barbosa, exigiu que as ações iniciadas e não concluídas na gestão passada sejam continuadas pela atual administração. “O Centro de Saúde de Xapuri sequer está realizando exame de tipagem sanguínea”, afirmou se referindo ao não funcionamento do laboratório bioquímico.

As explicações e justificativas vieram do segundo-secretário da câmara e líder do prefeito na casa, Celso Paraná. “Temos falhas sim, mas não apenas por nossa exclusiva responsabilidade”, respondeu se reportando à descontinuidade de permutas relacionadas a profissionais da saúde entre os governos estadual e municipal após a mudança de administração em Xapuri. “Estamos resolvendo esses problemas e até o dia 22 de fevereiro os serviços de saúde estarão funcionando normalmente no município”, garantiu.

A resposta mais dura ao vereador do PT veio do peemedebista Iran Vasconcelos, que defendeu energicamente a atual gestão municipal e acusou a oposição de fazer cobranças precoces e precipitadas ao novo prefeito. “A administração passada deixou a estrutura da prefeitura em péssimas condições; chegaram a danificar propositadamente máquinas e caminhões, e agora querem cobrar resultados imediatos de um trabalho que mal começou”, disse.

Deixados os debates e as divergências de lado, os vereadores aprovaram por unanimidade, na ordem do dia, dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo. Ambos tratam de abertura de crédito suplementar ao orçamento, um referente às obras de reforma do Mercado Municipal de Xapuri, que foram iniciadas e paralisadas no ano passado, e o outro ao pagamento das despesas de aluguel das pessoas desabrigadas pela última grande enchente do rio Acre.

Nas próximas postagens registrarei aqui no blog as principais indicações apresentadas pelos vereadores na tribuna da câmara de Xapuri. Acompanhar e divulgar a atuação dos representantes da população é dever de ofício do blog e uma contribuição cidadã deste blogueiro tanto para os edis quanto para aqueles que os elegeram. Aproveito para agradecer aos que, na tribuna, registraram e agradeceram minha presença no plenário da casa.

image

Na primeira imagem, o vereador Rivando Mota (PSDB), fazendo uso da tribuna, e sentados à mesa os vereadores Iran Vasconcelos (PMDB) e Chiquinho Barbosa (PT). Na segunda, Eudes Severino e Cecílio Evangelista, ambos do PT.

Nenhum comentário: